Monografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1364 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Uma fonte de alimentação é composta de 4 tipos de componentes elétricos: um transformador de força (que aumenta ou reduz a tensão) nesse caso diminui, um circuito retificador, um filtro capacitivo e/ou indutivo e um regulador de tensão.
Fontes de alimentação são aplicadas para diversas funções, transformando energia AC em DC, podendo ser utilizadas em ensaios, alimentação de circuitosespecíficos que necessitam de energia DC controlada.
Em uma fonte de alimentação do tipo linear, a tensão alternada da rede elétrica é aumentada ou reduzida por um transformador, sendo retificada por uma ponte de diodos retificadores para que somente os ciclos positivos ou os negativos possam ser usados, filtrando para redução do ripple (ondulação) e finalmente eles acabam sendo regulados por um circuitoregulador de tensão.
Outro tipo de fonte de alimentação é a fonte chaveada, onde se alimenta com tensão CA em uma etapa retificadora (de alta ou baixa tensão), se filtra através de capacitores e a tensão que se resulta é "chaveada" ou comutada (transformada em tensão CA de alta freqüência) por meio de transistores de potência. Essa energia "chaveada" passa por um transformador (que eleva oureduzir sua tensão) e finalmente é retificada e filtrada. A regulação ocorre por um circuito de controle com realimentação que de acordo com a tensão de saída altera o ciclo de condução do sinal de chaveamento, ajustando a tensão de saída para um valor desejado e pré definido. A vantagem é que o rendimento de potência é maior e a perda por geração de calor bem menor do que nas fontes lineares. Alémdisso necessita de transformadores menores e mais leves. A desvantagem é a emissão de ruídos e radiação de alta frequência devido à alta freqüência de chaveamento[1].

Transformador de Tensão.
Transformadores são aparelhos que transportam energia elétrica por meio de indução eletromagnética, de sua entrada denominada primário para sua saída secundário.
Eles podem ser de dois tipos elevadores ourebaixadores de tensão, são utilizados em quase todos os tipos de circuitos e possuem extrema importância no mundo da eletrônica, o que denomina essa relação de aumentar ou diminuir a tensão se dá pelo dimensionamento do número de espiras, seja no primário ou no secundário, a bitola dos condutores no caso as bobinas que definem o limite de corrente suportada ou o tipo de material utilizado comoisolante que determina a tensão suportada pelo transformador.
A relação de transformação de um transformador ocorre pelo números de espiras que possui o primário e secundário, sua fórmula é essa:
U1/U2
Sendo U número de espiras.
NORMALIZAÇÕES
Como o estudo dos transformadores envolve as principais grandezas elétricas, a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) estabeleceu normasnacionais de operação, construção, manutenção e uso dos mesmos. Segundo a NBR 5440, as potências padronizadas para transformadores de distribuição, em kVA, são:
a) Transformador monofásico instalado em poste: 3 ; 5 ; 10 ; 15 ; 25 ; 37,5 ; 50 ; 75 ; 100
b) Transformador trifásico instalado em poste: 15 ; 30 ; 45 ; 75 ; 112,5 ; 150
c) Transformador trifásico instalado em plataforma: 225 ; 300 ;500 ; 750 ; 1000

Existe uma defasagem entre as tensões induzidas no primário e no secundário de um transformador monofásico. Se os sentidos destas tensões forem iguais, diz-se que o transformador possui polaridade subtrativa, caso sejam contrárias, a polaridade é aditiva[2].


Imagem de um transformador.
Simbologia

PonteRetificadora de Diodos.
Diodo é semicondutor com duas polaridades, no Catodo(parte negativa) que possui os elétrons como hospedeiros, no Anodo(parte positiva) possui as lacunas como hospedeiros. O diodo conduz a partir de uma tensão de 0,7V, permitindo a passagem de corrente elétrica, como conduz em um só sentido é utilizado para chaveamento de corrente elétrica para a retificação de sinais...
tracking img