Monografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1795 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FORMAÇÃO EM SERVIÇO

“PAPEL DO PROFESSOR COORDENADOR NA FORMAÇÃO DO SERVIÇO”

INTRODUÇÃO

A Lei complementar n° 836/1997 apresenta um novo plano de carreira, estabeleceu duas modalidades de hora de trabalho pedagógico: as que devem ser cumpridas na escola para a realização de reuniões, de outras atividades pedagógicas, de estudos e de atendimento a pais de alunos e as que devem sercumpridas em local de livre escolha do docente destinadas à preparação de aulas e à avaliação do desempenho escolar dos alunos.

Desta forma as horas de trabalho pedagógico integram as jornadas de trabalho dos docentes, sendo, portanto obrigatórias.

“Se o professor não tem um lugar para buscar alternativas coletivas, é muito dificil enfrentar o trabalho. A idéia da HTPC (Hora de Trabalho PedagógicoColetiva) nasce da gestão democrática da escola para lidar com desafios. A docência exige planejamento anterior, avaliação posterior e uma discussão coletiva”, alerta Helena da SEB/MEC.

Para compreendermos melhor a necessidade de tal mudança é necessário realizarmos uma reflexão considerando que as crianças que freqüentam as escolas públicas não estão em igualdade de condições, uma vez quechegam à escola em diferentes níveis de aprendizagem e mesmo quando estão nas mesmas séries, têm diferentes necessidades, necessidades que se não forem levadas em conta, podem impedir que a aprendizagem e desenvolvimento ocorram.

Toda a fragilidade encontrada no sistema de ensino se reflete na própria formação inicial do professor que muitas vezes são precária, também fruto desse sistema, quepor vezes, ou não se sente capaz ou não sabe como suprir as necessidades emergentes na sala de aula.

A LDBEN (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) em seu artigo terceiro fixa como primeiro princípio da educação básica a “Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola”, o que é de inquestionável importância.

A SEESP (Secretara Estadual de Educação de São Paulo) temdesenvolvido nos últimos anos diversos cursos de capacitação de professores, porém esses cursos não atingem a maioria dos professores uma vez que, ou são oferecidos por área de conhecimento e atuação ou fora do horário de trabalho, então se levarmos em conta o fato de que, a fim de conseguir um salário que lhe garanta o provimento das necessidades básicas de sobrevivência, os professores precisamtrabalhar em mais de um emprego o que os impossibilitam de participar da maioria dos cursos oferecidos, a falta de tempo e de recursos financeiros para investir em formação exigem que a formação em serviço aconteça dentro das próprias escolas.

Portanto, nota-se uma urgência de um uso mais efetivo dos espaços da escola direcionados para discussão dos problemas decorrentes do processoensino-aprendizagem e para estratégias que favoreçam a qualidade do acesso e permanência das crianças na escola.

Assim, torna-se imprescindível que o coordenador pedagógico assuma o papel de formador de seu grupo de professores e busque espaços disponíveis propiciados pela HTPC para que esta formação se dê.

Como aponta Vygotsky (1934/1988):

“A linguagem é o instrumento fundamentalpara a organização dos processos mentais superiores, e a razão de ser primeira da escola é auxiliar o indivíduo no desenvolvimento de tais funções, mas isso só acontece, quando são criadas condições para que esse processo efetivamente aconteça. È também a linguagem que possibilita o desencadeamento do processo reflexivo entre os indivíduos e que pode propiciar a formação em serviço, o que tornaa mediação um conceito fundamental em direção ao processo ensino-aprendizagem que possibilite o desenvolvimento.”

Este estudo está inserido no campo da Lingüística Crítica Aplicada - LA, uma vez que tem como foco entender como se dão as relações entre os participantes das HTPCs e por meio da reflexão crítica criar contradições capazes de movimentar essas relações para a busca de um melhor...
tracking img