Monografia sobre impacto ambiental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5111 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA

ACÁCIO TORRES PEDROSA
























RESPONSABILIDADE AMBIENTAL:

UM DEVER DE TODOS























Palhoça
2010
ACÁCIO TORRES PEDROSA


















RESPONSABILIDADE AMBIENTAL:

UM DEVER DE TODOS










Relatório apresentado ao Curso de Tecnologia em Gestão de Segurança Pública, daUniversidade do Sul de Santa Catarina, como requisito parcial à aprovação na disciplina de Estudo de Caso.


.


Orientador: Prof. Valdez Rodrigues Venâncio














Palhoça

2010
ACÁCIO TORRES PEDROSA




















RESPONSABILIDADE AMBIENTAL:

UM DEVER DE TODOS









Este trabalho de pesquisa namodalidade de Estudo de Caso foi julgado adequado à obtenção do grau de Tecnólogo em Gestão de Segurança Pública e aprovada em sua forma final pelo Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Segurança Pública da Universidade do Sul de Santa Catarina.










Palhoça, 16 de novembro de 2010.









Prof. e orientador Valdez Rodrigues Venâncio, abreviatura da titulação
Universidade do Sulde Santa Catarina

Agradecimentos

A DEUS, POIS “TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE”.
Aos meus pais, que me ensinaram, com seus exemplos, o caminho do bem; ao Alan, irmão, amigo, companheiro de todas as horas, sem cujo apoio seria impossível chegar até aqui; ao meu filho amado, João Pedro, tesouro maior que a Sabedoria Divina pôs em meu caminho.
Aos meus familiares e amigosque tanto me incentivaram e me apoiaram na realização de todas as atividades inerentes à faculdade, assim como em todas as etapas decisivas de minha vida.
Agradeço em especial ao meu amigo Alberto pelo incentivo, pela constante motivação, incentivo e entusiasmo que sempre me transmite quando dialogamos e por contar com a sua amizade sincera e verdadeira.REsumo

ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO MOSTRAR A IMPORTÂNCIA DA RESPONSABILIDADE AMBIENTAL NA SOCIEDADE MODERNA COMO PEÇA FUNDAMENTAL NO COMBATE À POLUIÇÃO DO MEIO AMBIENTE, PROMOVENDO UMA CONSCIENTIZAÇÃO MUNDIAL.
A caracterização do estudo deste trabalho será uma pesquisa na forma de um estudo de caso descritivo, pesquisado em livros, revistas e sites da internet quetratam sobre o assunto em questão.
Com o nascimento da Primeira Revolução Industrial na Inglaterra no final do século XVIII, surgiu também a poluição em grande escala. A partir desse momento, o ser humano passou a conviver com o ar poluído e com todos os prejuízos advindos deste "progresso".
Desde então, temos observado a acelerada e constante ação predatória do homem sobre anatureza, na tentativa de satisfazer os desejos dos homens. As inovações tecnológicas e científicas ocasionaram os primeiros danos ecológicos, como a poluição do ar e das águas.
Esta agressão incessante e diuturna ao Meio Ambiente tem provocado efeitos devastadores e catastróficos a todas as formas de vida no planeta contribuindo desta forma para a extinção de todas elas, inclusive a dos sereshumanos.
Esse marco na história das invenções tecnológicas também contribuiu com o êxodo rural para os grandes centros urbanos, e por sua vez, com o crescimento da população. Hoje, podemos afirmar que a principal causa de devastação ambiental e do conseqüente desequilíbrio dos ecossistemas deve-se ao crescimento populacional.
O acentuado estado de poluição e degradação do planeta,juntamente com os problemas ambientais vigentes, tem despertado nos órgãos públicos e privados uma atenção especial para a questão da Responsabilidade Ambiental.
A Responsabilidade Ambiental que consiste num conjunto de atitudes, individuais ou empresariais, voltado para o desenvolvimento sustentável do planeta, visa amenizar os danos causados pela ação do homem ao Meio Ambiente....
tracking img