Monografia NEWS 35 CONARH 2009

2605 palavras 11 páginas
INTRODUÇÃO

O que é e como gerenciar efetivamente o turnover acelerado dentro das políticas estratégicas de Recursos Humanos em uma economia globalizada?
O mercado de trabalho globalizado e seus efeitos no século 21 serão, nos termos de DRUCKER, (1995), - "uma fonte de turbulência". Os fatores que desencadeiam esse processo são múltiplos e muitas vezes tão distintos como são distintas as pessoas e circunstâncias que poderiam ter ocasionado o fenômeno. Diante das rápidas mudanças nas feições da economia global, a globalização do trabalho é um dos destacados problema de nossa era, e o gerenciamento do turnover é parte conseqüêncial desta tendência mundial.
Turnover, para o estrategista de Recursos Humanos, quer dizer muito mais que um índice a ser gerenciado. É um princípio na flexibilização das relações trabalhistas, um conceito perceptível em cada produto ou serviço na forma de gestão de políticas de Recursos Humanos e do comportamento organizacional. É o grande desafio à nossa frente que, de imediato, que desfruta de acentuada responsabilidade e importância na vida das pessoas e das organizações.
Este estudo é um marco em nossa vida pesquisadora: explora conceitos e práticas de gerenciamento de turnover e políticas estratégicas de Recursos Humanos em uma economia de hipercompetitividade, dentro da Manoel Bernardes, empresa do segmento joalheiro com sede em Belo Horizonte e atuando nos mercados em países como os Estados Unidos, França, Inglaterra, Canadá, Alemanha, Itália e Japão. Procuramos compreender o turnover através de meios lógicos e sistemáticos, do comportamento do ser humano nas organizações, no “desenho e implementação de políticas e programas para um tratamento efetivo do fenômeno em um mundo dinâmico", MOBLEY, (1982).
Crescer e perpetuar-se no século 21 com intensivas demissões e consequentemente com este turnover acelerado, implica em agregar novas estratégias de gestão de empresas, o preparo da organização atingindo o todo gradativamente,

Relacionados

  • monografia sobre escassez de agua
    12463 palavras | 50 páginas