Monografia linguagens

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (871 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
HIPÓTESE
Nossa pesquisa apontava, portanto, para uma circularidade entre mídia e povo.
















































JUSTIFICATIVAA preocupação que guiou este estudo de caso surgiu durante o desenvolvimento da pesquisa Narrativas do cotidiano na mídia, na rua, desenvolvido no Gris (Grupo de Pesquisa em Imagem e Sociabilidade),do qual participei como bolsista desenvolvendo o subprojeto Narrativas da rua: um outro tipo de produção. Nosso subprojeto realizou um estudo de recepção junto a um grupo de adultos em processo de(r)escolarização, procurando compreender as mediações e interpenetrações entre produtos midiáticos e experiência cotidiana.

Descobrimos que, embora o grupo apontasse a televisão como o principal meiopelo qual eles tinham acesso à informação e ao entretenimento, as pessoas geralmente depreciavam a televisão quando se tratava de compará-la com outros meios. Notamos que, se de um lado havia apresença e a importância da televisão em suas vidas, do outro existia não só uma certa “suspeita” em relação a ela, como também uma preocupação de levá-la a “sério” somente quando suas representações podiamser vivenciadas na realidade cotidiana.

Nossa pesquisa apontava, portanto, para uma circularidade entre mídia e povo.
Mas esta circularidade não aparecia como algo naturalmente dado ou harmônico,e sim como uma relação reflexiva ambígua e contraditória. Nossa preocupação foi, desta forma, deslocada para esta relação — este movimento que estrutura o diálogo entre mídia e povo. Uma vez que aconsonância é visível na mídia, interessava-nos radiografar e compreender os momentos de ambigüidade e confronto entre mídia e povo, as rupturas e os fraturamentos, os ruídos e as dissonâncias que seconcretizavam nesta relação.



























OBJETIVO GERAL

Entendendo que as produções discursivas da televisão são narrativas capazes de
construir imagens,...
tracking img