Mono

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6005 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
12 e 13 de agosto de 2011 ISSN 1984-9354

ESTUDO DOS IMPACTOS DO MAPEAMENTO DE PROCESSOS EM UMA PLATAFORMA DE PRODUÇÃO DE PETRÓLEO E GÁS.
Igor de Freitas Medeiros (LATEC/UFF)

Resumo Com o aumento da competitividade entre as organizações, o advento de novas tecnologias e a crescente busca pela qualidade total, o mapeamento de processos vem se tornando cada dia mais, um recurso utilizadopelas organizações para manter-see competitivas frente ao grande mercado mundial. Conhecer seus processos, organizá-los, estruturá-los e constantemente realizar medições faz com que as organizações tenham um diferencial competitivo frente a sua concorrência. O objetivo deste artigo é propor uma reflexão a respeito dos impactos do mapeamento de processos como determinantes na melhoria da qualidade noambiente off-shore. A metodologia descritiva aplicada neste estudo possibilitou que fosse feita uma análise do Mapeamento de Processos no setor de Petroleo e Gás e a partir do estudo de caso realizado em uma plataforma de produção de petróleo e gás pode-se verificar a aplicabilidade do mapeamento de processos a realidade organizacional, as estratégias de melhoria da qualidade no ambiente off-shoree visualizar os impactos do mapeamento de processos na plataforma. Dessa forma, serão mostrados alguns conceitos e ferramentas que compõem o mapeamento de processos, passando por sua origem, até a sua aplicação prática em uma organização de grande porte, como demonstrado no estudo de caso do projeto realizado por uma consultoria reconhecida por sua excelência em gerenciamento de projetos em umagrande empresa do ramo de exploração e produção de petróleo e gás. Palavras-chaves: Mapeamento de processos; Padronização, Gerenciamento da rotina, Qualidade.

VII CONGRESSO NACIONAL DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO
12 e 13 de agosto de 2011

1. INTRODUÇÃO 1.1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS

A partir do início do século XXI, as mudanças e as transformações no ambiente das organizações e em suas atividadestêm ocorrido de forma mais rápida, intensa e, principalmente, descontínua, significando que elas deixaram de ser lineares e seqüenciais, não obedecendo sequer a uma relação de causa-efeito. A organização orientada por processos está surgindo como a forma organizacional dominante para o século XXI (Hammer, 1996). Abandonando a estrutura por funções, que foi a forma organizacional predominante nasempresas do século XX, as empresas estão organizando seus recursos e fluxos ao longo de seus processos básicos de operação. Sua própria lógica de funcionamento está passando a acompanhar a lógica desses processos, e não mais o raciocínio compartimentado da abordagem funcional. Segundo Gonçalves (2000), as empresas que estão procurando se organizar por processos buscam maior eficiência na obtenção deseus produtos ou serviços, melhor adaptação a mudança, melhor integração de seus esforços e maior capacidade de aprendizado. Uma organização capaz de visualizar seus processos como realmente eles acontecem, conseguirá estabelecer mais facilmente maneiras de controle desses processos e dessa forma melhor controle de seus resultados e indicadores. Diante das dificuldades encontradas por uma unidadede produção de petróleo e gás (plataforma) para melhorar seus resultados e levando-se em consideração que a mesma buscava atender uma iniciativa estratégica da organização de “Busca da excelência operacional, em gestão, recursos humanos e tecnologia”, o mapeamento de processos mostrou-se fundamental sob a perspectiva de melhoria da qualidade.

2

VII CONGRESSO NACIONAL DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO12 e 13 de agosto de 2011

1.2 DELIMITAÇÃO DO ESTUDO

A pesquisa apresentada neste artigo aborda uma metodologia própria utilizada por uma consultoria, dessa forma as ferramentas de qualidade citadas no projeto e sua aplicabilidade estão diretamente ligadas à metodologia utilizada no projeto do qual trata o estudo de caso.

1.3 RELEVÂNCIA DO ESTUDO

Muitas das organizações que hoje...
tracking img