MONITORMANTO DE INUNDAÇÕES

21492 palavras 86 páginas
1. Resumo

Esse trabalho basicamente apresenta de forma resumida o histórico e motivos da instalação do SAISP, assim como seu funcionamento e sua importância, com o objetivo de esclarecer sobre este instrumento de monitoramento remoto pluvial.

“A precipitação pluvial é uma das variáveis meteorológicas mais importantes para os estudos climatológicos, isso se deve às consequências que estas podem ocasionar, quando ocorridas de forma excessiva e em larga escala (precipitação de elevada intensidade), causando diversos danos para os setores econômico e social (tais como agricultura, transporte, abastecimento de água e energia elétrica, etc.) e episódios relacionados a impactos ambientais em diversas escalas como enchentes, inundações, assoreamento de cursos d’água, dentre outros”.

PALAVRAS – CHAVE: saisp- sistema de alerta a inundações do Estado de São Saulo, radar meteriologico , desastre naturais.

2. Sistemas de Alertas a Inundações em Áreas Urbanas

De acordo com a ANA – Agência Nacional de Águas – o Sistema de Alerta é uma medida

não-estrutural adotada na minimização de prejuízos causados por cheias nas bacias hidrográficas. O objetivo é prever, com relativa precisão, eventos de chuva ou aumento do nível de águas de um rio, para avisar às populações, com antecedência, que desocupem áreas sujeitas a inundações. Em geral, nos casos mais extremos, a defesa civil é acionada e começa a funcionar o seu Plano de Emergência. Ações como circular com veículos de som pela cidade, avisando à população que é preciso evacuar áreas de risco, colocar caminhões à disposição para retirada de móveis e objetos de valor, encaminhar pessoas para abrigos seguros, recolher alimentos e agasalhos são típicas de uma situação de emergência. O enfoque especial é conferido ao sistema de alerta contra enchentes que está em operação atualmente na região metropolitana de São Paulo que é de propriedade do DAEE- Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo operado

Relacionados