Monge

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3664 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O Monge E O Executivo
(James Hunter)

Liderar é servir. Esse é o principal ensinamento do livro ?O Monge e o Executivo?. Através da história de John Daily, um bem sucedido executivo acossado pelo temor de iminentes fracassos profissionais e pessoais, busca uma mudança em seu estilo de vida matriculando-se em um curso de liderança. Não é porém um curso de trivial de gestão trivial; ele éministrado dentro de um mosteiro e por um frade.

Acostumado à sua vida de executivo, Daily inicialmente mantém-se resistente à rotina do mosteiro, que inclui 5 seções diárias de oração (sendo a primeira às 5 e meia da manhã!), horários fixos para as refeições e total ausência de comunicação com o exterior. Essa resistência inicial no entanto sofre golpe quase mortal quando Daily descobre que seuprofessor será Leonard Hoffman, um lendário executivo americano, que após a morte da esposa opta por viver seus últimos anos como frade.

Composto por um eclético grupo ? desde um resistente sargento do exército americano a um pregador evangélico ? a turma do curso de Daily vai aos poucos passando de um ceticismo coletivo para a assimilação da característica fundamental de um líder: servir, ou seja,fornecer todos os recursos e meios para que seus liderados atinjam seu máximo desempenho.

Simeão ? nome adotado por Hoffman ao tornar-se frade ? conduz a turma para que ela própria chegue às conclusões do que seja ser um líder, quais as qualidades intrínsecas a essa função e o significado de cada uma dessas qualidades. Explica e exemplifica a diferença entre dois pilares muito distintos deliderança: poder ? forma coercitiva de liderança ? e autoridade ? liderança através da confiança. Esta última é o tipo de liderança ideal para Simeão, e para ele ninguém representa melhor esse tipo de liderança que Jesus Cristo, que arrastou e arrasta multidões através do simples exemplo de servir ? autoridade.
Como último ensinamento, o livro prega que para iniciar a ser um líder servidor basta umato: decidir-se por ser, em uma jornada que o próprio autor garante que não será fácil, porém certamente compensatória.

Resumos comentados

O Monge e o Executivo, de James C. Hunter

Leonard Hoffman, um famoso empresário que abandonou sua brilhante carreira para se tornar monge em um mosteiro beneditino, é o personagem central desta envolvente história criada por James C. Hunter paraensinar de forma clara e agradável os princípios fundamentais dos verdadeiros líderes.

Uma obra para quem tem dificuldade em fazer com que uma equipe dê o melhor de si no trabalho e gostaria de se relacionar melhor com a família e os amigos. Neste livro há personagens, idéias e discussões que vão abrir um novo horizonte na forma de lidar com os outros. É impossível ler este livro sem sairtransformado. O Monge e o Executivo é, sobretudo, uma lição sobre como se tornar uma pessoa melhor.

O próprio título do livro nos desafia a uma breve reflexão. Há um evidente contraponto entre os personagens centrais. Temos por um lado o executivo e toda a sua necessidade de respostas certas e praticamente imediatas para que seus negócios sejam bem-sucedidos. Pensam muitos desses profissionais que énecessário passar para as outras pessoas toda a autoridade do cargo a partir de atitudes (muitas vezes arrogantes e autoritárias) e ações (que depreendam inteligência e velocidade de raciocínio).

Enredo

Com uma narrativa envolvente, O Monge e o Executivo conta a historia de John Daily, um homem de negócios, bem-sucedido, que percebe, de repente, que está fracassando como chefe, marido e pai. Numatentativa desesperada de retomar o controle da situação, ele decide participar de um retiro sobre liderança num mosteiro beneditino, comandado pelo frade Leonard Hoffman, um influente empresário americano (já citado) que abandonou tudo em busca de um novo sentido para a sua vida. A principio, Daily e os outros cinco alunos que participam do seminário reagem com um certo ceticismo aos conceitos...
tracking img