Moluscos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 65 (16100 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Filo Mollusca

A designação deste filo revela o aspecto mais distintivo destes animais (l. mollis = mole).
Estes animais apresentam tipicamente uma cabeça anterior, um pé ventral e uma massa visceral dorsal.
O corpo é mais ou menos coberto por um manto fino, carnudo e em regra protegido por uma concha externa.
O filo dos moluscos é o segundo maior filo animal com mais de 100000 espéciesvivas e é um importante filo na linha evolutiva dos invertebrados protostómios. Os moluscos têm larga distribuição espacial e temporal, apresentando um registo fóssil contínuo desde o Câmbrico, com numerosas espécies abundantes como indivíduos e de grande importância ecológica.
Apesar da maioria ser marinha, caracóis e lesmas invadiram os meios de água doce e terrestre.
Juntamente com osartrópodes, os moluscos apresentam a maior variedade de adaptações ao meio de todos os invertebrados. A maioria dos moluscos é de vida livre, movendo-se lentamente e em relação íntima com o substrato.

Lula
Apesar da enorme variedade de formas, os moluscos possuem um conjunto de características básicas comuns:
Simetria bilateral
Em alguns casos a simetria é alterada durante o desenvolvimentoembrionário, por fenómenos de torção.
Corpo mole
Geralmente coberto por uma concha calcária, produzida pelo manto.
O corpo pode ser dividido nas seguintes partes:
Cabeça
Contêm gânglios nervosos associados a órgãos dos sentidos por vezes complexos. A boca apresenta uma rádula, membrana sobre a qual se dispõem filas de dentes córneos virados para trás, que funciona como um raspador para retiraralimentos;
Massa visceral
Concentra a maioria dos sistemas (digestivo, excretor, reprodutor, etc.);

Órgão musculoso utilizado na locomoção, captura de presas, natação, etc., pelo que pode ser extremamente modificado;
Manto
Prega de tecido da parede dorsal do corpo que recobre a massa visceral e contém glândulas que segregam a concha. O manto delimita uma cavidade, do manto ou paleal,onde se localizam os órgãos respiratórios;
Sistema digestivo
Completo, com boca e orifício retal, e com órgãos diferenciados (faringe, esófago, estômago, intestino e glândulas digestivas anexas); – excepto nos cefalópodes, o sistema circulatório é aberto, ou seja, parte do trajecto do sangue é feito fora de vasos sanguíneos, em espaços designados lagunas, o que para animais de movimento lentoserá suficiente. O coração localiza-se dorsalmente;
Caracterização
A grande maioria dos moluscos apresenta os sexos separados, com fecundação externa nos animais aquáticos. Algumas espécies, no entanto, apresentam fecundação interna ou metamorfoses.
CLASSE CEPHALOPODA
Entre os cefalópodes encontram-se os maiores, mais rápidos e mais inteligentes de todos os invertebrados. Podem apresentartamanho relativamente reduzido, cerca de 2 a 3 cm de comprimento, ou atingir os 16 metros (dos quais 10 correspondem aos tentáculos) ou mesmo mais, das lulas gigantes.
Os cefalópodes primitivos apresentavam concha externa mas actualmente apenas um género a conserva. Os restantes apresentam apenas um vestígio interno, ou perderam-na totalmente.
Aparentemente são um grupo em declínio do ponto devista evolutivo, consistindo apenas em 660 espécies actuais.
Os cefalópodes (gr. kephale = cabeça + podos = pé) apresentam o pé transformado em tentáculos, oito ou dez, providos de ventosas e que rodeiam a boca. Nos chocos, além dos oito tentáculos vulgares, como nos polvos, existem dois com que capturam as presas, que podem ser projectados com grande rapidez. Nas lulas também existem doistentáculos especializados na captura de presas mas estes não são retrácteis.
A cabeça destes animais é distinta e apresenta olhos muito eficientes, semelhantes aos dos vertebrados, bem como órgãos dos sentidos químicos e tácteis muito desenvolvidos.
O sistema nervoso é desenvolvido, com maior tendência para a cefalização que os restantes grupos do filo Molusca. Experiências têm revelado um elevado...
tracking img