Moema

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1830 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo: Tecnologias e Gestão do Conhecimento na Escola .

As tecnologia de informação e comunicação na educação para informatiza a atividades administrativas visando agilizar o controle e a gestão técnicas principalmente a oferta e a demanda de vagas e a vida escolar do aluno. Posteriormente, as TICs começaram a adentrar no ensino e na aprendizagem sem uma real integração às atividades de salade aula, mas sim como uma atividade adicional e, com certa frequência, como aula de informática . Todos nós contribuímos com as transformações da sociedade na qual vivemos. A articulação da escola com outros espaços produtores do conhecimento poderá resultar em mudanças substancias em seu interior e redimensionar seu espaço, crinando possibilidades de torna-lo aberto e flexível ,propiciando agestão participativa o ensino e a aprendizagem em um processo colaborativo com as pessoas que atuam no interior da escola ou com outros agentes externos e produzem conhecimento. Inevitavelmente não podemos dar à tecnologia a responsabilidade de ser a solução para tudo, mas é importante identificar qual a melhor tecnologia ou a que se considera mais adequada e relevante para cada organização.
Asorganizações que se voltam para a Gestão do Conhecimento necessitam de uma abordagem que veja a organização como uma comunidade humana, cujo conhecimento coletivo representa um diferencial competitivo em relação à concorrência.
Sendo através do conhecimento coletivo que baseiam-se as competências competitivas essenciais. Assim, cabe cada vez mais ás organizações promover essa troca de conhecimento.Se um dos objetivos das organizações tiver em conta proporcionar o contato de grupos de profissionais, que partilhem problemas e identifiquem tentativas comuns de solução, através da troca de experiências e informações, permitirá ás organizações as diretrizes fundamentais e cruciais para uma eficaz Gestão do Conhecimento.
È nesse sentido que a Tecnologia da Informação tem um papel fundamental quemuitas vezes tem sido negligenciado, ou mesmo tem passado despercebido, na maioria das empresas e órgãos de Informática. As competências essenciais e o conhecimento de uma organização baseiam-se em informações de negócio, conhecimento e experiências.
Assim o educador terá a oportunidade de identificar e analisar as problemáticas envolvidas em sua atuação na sua escola, no sistema educacional ena sociedade .Que pode também participar de comunidades que buscam encontrar altenativa para superar ou melhor entende tais problemáticas com base em novos paradigmas e metodologias que lhe permitam identificar contribuições das TICs para transformar o seu fazer profissional e o seu contexto de atuação .
O uso das novas tecnologias que, em um primeiro momento, se parece com um complicador a maisna árdua tarefa de gestão do ambiente escolar, acaba se mostrando uma solução simplificadora na medida em que pequenas ações vão se somando e produzindo uma escola mais dinâmica, com um ensino de melhor qualidade e uma gestão menos complexa.
Muitos gestores têm tanta dificuldade em lidar com essas novas tecnologias quanto o corpo docente da escola e isso lhes dá, assim como dá ao corpo docente, afalsa impressão de que a tecnologia é um complicador a mais e, por isso, quanto menos tecnologia mais simples será o processo de gestão da escola. Mas esse é um erro conceitual que a prática vem mostrando ser danoso.
Escolas que abraçaram o uso das novas tecnologias e modernizaram tanto a prática pedagógica quanto os processos administrativos descobriram que é possível realizar as mesmas tarefasque antes com um esforço muito menor e, além disso, perceberam que as novas tecnologias também criam novas possibilidades que não existiriam sem elas.
Investir no uso das novas tecnologias não demanda a elaboração de projetos mirabolantes e nem a necessidade de recursos exorbitantes. Esse investimento pode ser gradual, com pouco ou nenhum recurso, e não precisa estar atrelado a um projeto...
tracking img