Moedas da europa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1684 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Moedas da Europa
O euro (€) é a moeda oficial de 16 países dos 27 que compõe a União Europeia. O código internacional do euro, de acordo com a norma ISO 4217, é “EUR”. A palavra “euro” é derivada de “Euro pa” – União Europeia. Este nome foi a escolha vencedora de um pebliscito em 1996, inventado por um grupo de estudantes na Espanha.
Países que adotaram a moeda comum: Alemanha, Áustria,Bélgica, Chipre, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Finlândia, França (exceto os territórios no Pacífico que usam o franco CFP), Grécia, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Malta, Mônaco, Países Baixos (exceto Aruba e as Antilhas Neerlandesas), Portugal, São Marino e Vaticano.
Andorra não tem moedas de euro nacionais, visto que antes usava o franco francês e a peseta espanhola como moeda legal. Neste caso nãoexiste um acordo formal com a União Europeia mas sim acordos com França e Espanha. Do mesmo modo, Montenegro e Kosovo, que usavam o marco alemão como moeda nacional, também adotaram o euro sem terem entrado em acordo com a UE.
O euro também é usado em territórios ou dependências como o Arquipélago dos Açores (África), Guadalupe e Martinica (ilhas localizadas no Caribe), Guiana Francesa (Américado Sul)...
Prevê-se que com a expansão da União Europeia alguns dos aderentes possam, nos próximos anos, partilhar também do euro como moeda oficial... Abaixo, suposta data de adesão, país e moeda a ser substituída pelo euro:
1/jan/2011 – Estônia, coroa estoniana EEK
1/jan/2012 – Bulgária, leão ou lev búlgaro BGN
1/jan/2012 – Hungria, florim ou forint húngaro HUF
1/jan/2012 – Letônia, latsletão LVL
1/jan/2012 – Polônia, dourado polonês ou złoty polaco PLN
1/jan/2012 – República Checa, coroa checa CZK
1/jan/2014 – Romênia, leão ou leu romeno RON







vegetação da Europa

A Europa é um continente de solo e clima variados. Em razão disso há uma diversidade vegetacional contundente. Abaixo um breve comentário sobre cada uma delas:
- Tundra: este tipo de vegetação sóacontece quando há o degelo, pois o produto deste é o material orgânico a partir do qual surgirá a tundra. Como o período de degelo é curto relativamente, as espécies que são características deste tipo de vegetação precisam ser reprodutivamente rápidas e fortes o suficiente para suportar baixas temperaturas ou outras intempéries climáticas. A exemplo: líquens, musgos, ervas e arbustos baixos (jáque o próprio clima não facilita o crescimento exponencial da vegetação).
- Floresta Temperada: este tipo de vegetação já foi quase predominante na Europa. Mas hoje devido a grande devastação pela ação humana, está restrito à alguns poucos parques e reservas florestais. Uma característica deste tipo de vegetação é que as folhas das árvores caem com frequência e com isso nutrem o solo que se tornarico nutricionalmente. Porém a vegetação não é de um tipo só, as plantas componentes da floresta conífera variam desde coníferas à árvores de folhas largas ou arbustos e até herbáceas.
- Floresta Conífera: este tipo de vegetação é também conhecido como taiga ou floresta boreal. Os principais vegetais componentes são os pinheiros e abetos. Este tipo de floresta leva muito tempo para sedesenvolver até o estágio adulto dos vegetais. Como a temperatura é muito baixa nesses lugares, os vegetais acabaram por desenvolver adaptações para que pudessem suportar essas baixas temperaturas e a pouca incidência de luz devido ao alto tamanho das árvores.
- Estepe: este tipo de vegetação é representado por plantas herbáceas e gramíneas, é caracterizado por apresentar solos mais férteis. Este tipo émais encontrado na zona temperada continental da Europa.
- Vegetação mediterrânea: a maior concentração deste tipo de vegetação está localizada no sul da Europa, no entanto já não existe quase exemplares originais porque quase toda a área foi substituída por plantações de oliveiras. Basciamente encontramos plantas arbóreas, arbustos e/ou herbáceas. Entretanto quando se trata do sul europeu,...
tracking img