moeda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (316 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de setembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
O dólar só aumenta ou diminui devido à lei que ocorre em qualquer negociação empresarial e econômica - a lei da oferta e procura, ou seja, quanto mais procura a moeda tem, maior será o valor delanomercado. Em contrapartida, se há mais dólares no mercado do que pessoas procurando, o dólar baixa.
Outros fatores de suma importância também são considerados para que estas oscilações ocorram,queimplicam diretamente na primeira lei de oferta e procura, dentre as quais vou citar algumas que julgo mais importantes.

Risco-país ou risco-Brasil
A expressão risco-país ou risco-Brasil éumindicador denominado Emerging Markets Bond Index Plus (EMBI+), utilizado nos países emergentes e que tenta definir o grau de instabilidade econômica do país, o que indica aos grandes investidores deforacomo anda nossa economia e qual o “perigo” de se investir no Brasil. Quanto maior for este índice, menor será a capacidade do país de captar investimentos de fora; em contrapartida, quanto menoroíndice, maior a atração aos investidores que injetam dólares em nossa economia e assim, voltamos novamente à primeira lei - oferta e procura: com mais dinheiro na economia, o dólar tende a baixar.Segundoo economista da Austin Rating, Alex Agostini, a queda do risco-país reflete, entre outros fatores, o maior interesse de investidores estrangeiros pelo Brasil. Ele complementa: “É a sensaçãodeconfiança do investidor no Brasil”.
O menor índice alcançado pelo Brasil foi 137 em maio de 2007. Em comparação, em 11 de outubro deste ano, o Brasil estava com índice de 226.

As influências do governo Ogoverno brasileiro, ao perceber uma oscilação muito grande da moeda americana, interfere no mercado tentando manter a moeda estabilizada e nosso real desvalorizado. Essa medida é tomada paratornaros produtos brasileiros mais competitivos no mercado internacional, uma vez que o Brasil, por não possuir um mercado interno forte, depende muito das exportações e importações que impulsionam o......
tracking img