Modulo 5 porfuncionario

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4280 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DANIELLA NAZARIO

PROFUNCIONÁRIO
SECRETARIA ESCOLAR
MEMORIAIS DO MÓDULO 5:

Educação, sociedade e trabalho:
abordagem sociológica da educação


TUTORA: CLAUDIA S. LIMA

CURITIBA
FEVEREIRO DE 2012
SUMÁRIO
1. ATIVIDADES DO MEMORIAL DO MÓDULO 5
1.1 Unidade 1: Reposição do encontro do dia 4 de fevereiro

1.2 Unidade 4: Pratique pg. 64

1.3 Unidades 2 e 3: Síntesedas apresentações dos grupos

1.4 Unidades 5: Reflexão da página 79

2. PRÁTICA PROFISSIONAL SUPERVISIONADA (PPS)
2.1 Pesquisa sobre as biografias de Durkheim, Marx e Engels.

2.2 Entrevistas com dois segmentos da escola e análises das respostas.
Escola de estágio e de atuação.

2.4 Entrevistas com Professores de Sociologia e análises das respostas.
Escola de estágio e de atuação2.5 Elaboração de relatório relacionando o filme: “ A Vila “ e as idéias de Durkheim.

1. ATIVIDADES DO MEMORIAL DO MÓDULO 5

1.1. Reposição do encontro do dia 04 de fevereiro

ATIVIDADES DE REPOSIÇÃO DO MÓDULO 05
1º ENCONTRO: 04/02/2012
UNIDADE 01

1º) Assistir ao vídeo Módulo 5: Educação, sociedade e trabalho: abordagem sociológica da educação. 23:09' Ricardo Gonçalves Pacheco),disponível compartilhamento público. Fazer uma breve descrição dos conteúdos que serão abordados neste módulo.

No módulo 5 abordaremos o processo de transformação para a formação da sociedade em que vivemos hoje, Analisaremos a Revolução Industrial e Revolução Francesa comparando com a realidade que temos em nossas escolas segundo a teoria de Émile Durkeim, Karl Marx e Frederich Engels.

2º)Faça a leitura da Unidade 1, assista o Filme: Tempos Modernos, disponível compartilhamento público e registre os pontos principais da unidade de estudo e relate o que mais chamou sua atenção no filme. Justifique sua resposta.

Até o seculo XVI, o produtos usados para o consumo era feitos de forma artesanal, o próprio produtor era dono do seu da oficina e do material usado. Aos poucos foramsurgindo os capitalistas, proprietario no negocio e da materia prima, que explora o serviço da artesão e lucra muito mais.
No séc.XVIII, houve uma intensificação no processo de industrialização, que aumentou em grande escala a produção de mercadorias e o consumo das mesmas. Devido a estes acontecimentos gerou-se uma grande transformação na sociedade chamada de Revolução Industrial. Os artesõesforam perdendo espaço e obrigados a se sujeitarem ao capitalismo, onde trabalhavam em péssimas condições, com jornadas de trabalho de até 16 horas, e salários baixíssimos, a exemplo do filme Tempos Modernos, onde a produtividade o e lucro do dono da fábrica era o mais importante. O filme nos mostra de forma clara, a mecanização do ser humano, que faz com que a medida que se pense só na produção e nolucro, as pessoas se tornem cada vez mais individualistas.
E essa transformação toda se deu também no campo, onde pequenos produtores perderam a vez para máquinas e produtos que aumentavam a produção e a produtividade, visando abastecer a população que cresce cada vez mais. A população rural foi sendo atraída para o centros urbanos.
Uma curiosidade, era o emprego, nas fábricas, de mulheres ecrianças, que por uma condição da época, eram mais submisas e obedientes.

3º)- Pesquise em fontes diversas as informações solicitadas e complete o quadro abaixo:

REVOLUÇÃO INDUSTRIALQue foi e como surgiu | REVOLUÇÃO FRANCESAQue foi e como surgiu | SOCIOLOGIAO que é como surgiu |
A Revolução Industrial teve início no século XVIII, na Inglaterra, com a mecanização dos sistemas de produção.Enquanto na Idade Média o artesanato era a forma de produzir mais utilizada, na Idade Moderna tudo mudou. A burguesia industrial, ávida por maiores lucros, menores custos e produção acelerada, buscou alternativas para melhorar a produção de mercadorias. Também podemos apontar o crescimento populacional, que trouxe maior demanda de produtos e mercadorias. | A Revolução Francesa foi o conjunto de...
tracking img