Modulo 2 unidade 3 profuncionario

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (330 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PRATIQUE MODULO 2

UNIDADE 3



01) Quem foi Marques de Pombal?

R: Sebastião José de Carvalho, conhecido como Marques de Pombal, foi um reformador, estadista, ligado à educação, que aboliua escravidão, reorganizou o sistema educacional, desenvolveu a agricultura, comercio e finanças de Portugal, além de elaborar um novo código penal.

Reconstruiu Lisboa após o terremoto de 1755, erealizou um programa político conhecido como Iluminismo.

Em 1770, o rei lhe concedeu o título de marquês. Depois da morte do rei José I, foi condenado por abuso de poder. Expulso da Corte retirou-separa sua propriedade rural em Pombal, onde faleceu no dia 8 de maio de 1782.



02) O que teve a ver os atos do Marques de Pombal com a educação na colônia?

R: Deu origem ao desenvolvimentohistórico da educação pública no Brasil pelas ações reformistas durante o seu governo, especialmente por meio do afastamento do trabalho missionário e catequético empreendidos pela Companhia de Jesus(Jesuitas), e da necessidade da implantação de um novo modelo educacional no Brasil.



03) Em poucas palavras escreva o que foi o Iluminismo:

R: Foi um movimento literário do século XVIIIem que os escritores se baseavam na crença de uma inspiração no sobrenatural.



04) Escolha um dos filósofos do iluminismo e escreva sobre ele.

R: François Marie Arouet, mais popular Voltaire(1694-1778), foi um escritor conhecido pela sua perspicácia e espirituosidade na defesa das liberdades civis, inclusive liberdade religiosa e livre comércio. Produziu cerca de 70 obras: peças deteatro, poemas, romances, obras científicas e históricas, entre outros. Foi um defensor aberto da reforma social, usando freqüentemente suas obras para criticar a Igreja Católica e as instituiçõesfrancesas do seu tempo.

Ficou conhecido por dirigir duras críticas aos reis absolutistas e aos privilégios do clero e da nobreza. Por isso foi preso duas vezes, refugiando-se na Inglaterra. Durante os...
tracking img