Modulacao am-ssd

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2700 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1.Indice
2.Introdução 2
3.Modulação 3
4.Processo de Modulação em Amplitude 4
4.1.O que é único lado da banda?. 5
4.1.1.Transportador 5
4.1.2.As bandas laterais 5
4.3.AM-SSD 6
4.4.História 7
4.5.Formulação matemática 7
4.6.Processo do funcionamento do AM-SSB 8
4.7.Vantagens do AM-SSB 9
4.8.Metodo de filtro 9
5.Conclusão 10
6.Bibliografia 11

2.Introdução
Em telecomunicações, amodulação é a modificação de um sinal eletromagnético inicialmente gerado, antes de ser irradiado, de forma que este transporte informação sobre uma onda portadora.Tendo varios processos de modulação por amplitude, este trabalho aborda sobre um dos processos da Modulação de Amplitude que é a AM-SSD.

3.Modulação
Em telecomunicações, a modulação é a modificação de um sinalelectromagnético inicialmente gerado, antes de ser irradiado, de forma que este transporte informação sobre uma onda portadora.
Modulação é o processo no qual a informação a transmitir numa comunicação é adicionada a ondas electromagnéticas. O transmissor adiciona a informação numa onda especial de tal forma que poderá ser recuperada na outra parte através de um processo reverso chamado demodulação.
O processo demodulação consiste em modificar o formato da informação eléctrica com o objectivo de transmiti-la com :

* a menor potência possível,

* a menor distorção possível,

* facilidade de recuperação da informação original;

* o menor custo possível.
A maioria dos sinais, da forma como são fornecidos pelo transmissor, não podem ser enviados directamente através dos canais de transmissão.Conseqüentemente, é necessário modificar esse sinal através de uma onda electromagnética portadora, cujas propriedades são mais convenientes aos meios de transmissão. A modulação é a alteração sistemática de uma onda portadora de acordo com a mensagem (sinal modulante), e pode incluir também uma codificação.
É interessante notar que muitas formas de comunicação envolvem um processo de modulação,como a fala por exemplo. Quando uma pessoa fala, os movimentos da boca são realizados a taxas de freqüência baixas, na ordem dos 10 Hertz, não podendo a esta freqüência produzir ondas acústicas propagáveis. A transmissão da voz através do ar é conseguida pela geração de tons (ondas) portadores de alta frequência nas cordas vocais, modulando estes tons com as acções musculares da cavidade bucal. O queo ouvido interpreta como fala é, portanto, uma onda acústica modulada, similar, em muitos aspectos, a uma onda eléctrica modulada.
O dispositivo que realiza a modulação é chamado modulador.
Basicamente, a modulação consiste em fazer com que um parâmetro da onda portadora mude de valor de acordo com a variação do sinal modulante, que é a informação que se deseja transmitir.
Dependendo doparâmetro sobre o qual se actue, temos os seguintes tipos de modulação:
* Modulação em amplitude (AM)
* Modulação em fase (PM)
* Modulação em freqüência (FM)
* Modulação em banda lateral dupla (DSB)
* Modulação em banda lateral única (SSB)
* Modulação de banda lateral vestigial (VSB, ou VSB-AM)
* Modulação de amplitude em quadratura (QAM)
* Modulação por divisão ortogonalde freqüência (OFDM)
4.Processos de Modulação em Amplitude
Modulação em Amplitude ou simplesmente AM ( Amplitude Modulation), é a forma de modulação em que a amplitude de um sinal senoidal, chamado portadora, varia em função do sinal de interesse, que é o sinal modulador. A frequência e a fase da portadora são mantidas constantes. Matematicamente, é uma aplicação directa da propriedade dedeslocamentos em frequências da transformada de Fourier, assim como da propriedade da convolução.
Originalmente, a modulação em amplitude era feita transmitindo-se uma portadora com uma amplitude de base e alterando-se esta amplitude em função da mensagem que queria-se transmitir. Este tipo foi chamado de modulação AM DSB-FC (double-sideband full carrier),neste tipo de modulação, além da...
tracking img