Modos de endercementos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6062 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade de Itaúna
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras

Artigo: Modos de Endereçamento
Resumo do livro: História da Educação
Uma coisa de cinema; Uma coisa de educação também

Viviane Mayra

Itaúna-MG
2011

Viviane Mayra

Resumo do Artigo: Modos de Endereçamento
Resumo: História da Educação
Uma coisa de cinema; Uma coisa de educação tambémTrabalho apresentado como requisito
parcial de avaliação da História daEducação I, do Curso de Pedagogia, da
Universidade de Itaúna.
Professora: Musa Mírian de Oliveira


Itaúna-MG2011

SUMÁRIO

RESUMO..............................................................................04
CONCLUSÃO.........................................................................17
BIBLIOGRAFIA.......................................................................18

RESUMO
Modo de Endereçamento:
Uma coisa de cinema

Em seu curso de pós-graduação não estudou teoriaeducacional. Estudou teoria do cinema. Cinema de Hollywood, principalmente. Assim que saiu do curso de pós-graduação para lecionar uma disciplina sobre produção de filmes de vídeo e crítica de mídia para educadores. Foi uma experiência intercultural.
O mais estranho e alienante de tudo era ter que aprender as teorias e as práticas desse novo mundo acadêmico chamado “currículo e ensino”. Tudo que elahavia aprendido sobre as teorias contemporâneas da linguísticas, a teoria literária, a semiótica, o feminismo, a cultura, havia sido aprendido na presença da história, das metáforas, das estrelas, das imagens, do modo de endereçamento de algum filme.
Mas a educação era um campo em nada parecido com o do cinema e da televisão.
O que ela mais aprendeu em seu encontro com o campo acadêmicoda educação, foi que ela não quis ensinar ou aprender na ausência de prazer, enredo, emoção, metáfora, artefatos culturais e de envolvimento e interação com o público. Fazendo nesse campo acadêmico da educação e por que elas fizeram com que esse campo seja o que ele parece ser. E está pensando, outra vez, em momento de endereçamento.

O modo de endereçamento
Nos estudos de cinema

O modode endereçamento é um termo que tem um enorme peso teórico e político.
Portanto a autora não está interessada em tentar definir exatamente o que é “modo de endereçamento”. Está interessado em saber por que, nestes dias, quando pensa como uma educadora sobre pedagogia continuo pensando em termos de modo de endereçamento. Fico me perguntando como os educadores podem, por sua vez, ser educadospela noção de modo de endereçamento, incluindo aquela utilizada nos estudos de cinema.
Os teóricos do cinema desenvolveram a noção de modo de endereçamento para lidar, de uma forma que fosse específica ao cinema, os estudos de cinema, a crítica de arte e de literatura, a sociologia, a antropologia, a história e a educação. Essas questões têm a ver com a relação entre o “social “e o“individual”.
Como pode ser igualmente verdadeiro afirmar que “as pessoas agem de forma independente e intencional” e, ao mesmo tempo, dizer que os padrões que orientam suas ações - como elas pensam, o que elas pensam, o que elas “vêem”, o que elas desejam – “são, já,aspectos de seu ser social”.
Os teóricos do cinema têm utilizado, sob uma forma ou outra, a noção de modo de endereçamento para...
tracking img