MODISMOS CONTEMPORANEOS NO SERTÃO SEMIÁRIDO

796 palavras 4 páginas
ENSAIO – ATUALIZAÇÃO DO SEMIÁRIDO
MODISMOS CONTEMPORANEOS NO SERTÃO SEMIÁRIDO
Hélder Ribeiro Bastos
Elisãgela Ribeiro bastos
O século XXI chegou e encheu de esperança o sertanejo, que busca intensamente sua sobrevivência e convive com um ideal de dias melhores, mesmo que a vida se passe em um ritmo diferente do urbano, o sonho por dias melhores aqui também existe. Nessa primeira década do século muitas transformações ocorreram ao nosso lado sem que a gente perceba. Não da maneira idealizada por muitos, mas que acabaram contribuindo para transformar a nossa realidade. Das muitas transformações percebe-se que a social é a mais visível, não só do ponto de vista desenvolvimentista, com melhoria nos índices de desenvolvimento social ou da diminuição nas taxas negativas dos índices de desenvolvimento humano. Mas sim da nova postura e organização social dentro das comunidades. Há maior nível de envolvimento das pessoas umas com as outras do que em tempos passados. No sertão como em outras partes é cada dia mais acentuado o que podemos chamar de modismo contemporâneo onde as pessoas passam usar como parâmetro o que é ou não moda.
Vou citar algumas dessas inovações e invenções presentes no semiárido nordestino, principalmente na região de São Raimundo Nonato, estado do Piauí.

O Celular
O despertar de um novo dia agora se dá a partir do toque de um celular, ou melhor, “cerular” como alguns dizem, no lugar do toque dos chocalhos e do rebanho, ou do canto do galo, um celular desperta chamando para as tarefas diárias. Não que todos tenham necessidade dele, mas para se sentir incluído, quase todos os jovem, crianças ou aposentados tem um aparelho, mesmo que não saiba como funciona. Ou melhor o funcionamento é o menos importante, ninguém liga pra vulgaridade de atender uma chamada na hora da missa, do culto, do casamento por exemplo, fazendo com que a platéia toda se volte para ver quem é o felizardo que foi lembrado dessa vez, já que muitos não tem utilidade

Relacionados