Modelos atomicos

Páginas: 5 (1022 palavras) Publicado: 23 de agosto de 2013
Introdução
Sabemos que um modelo só é útil enquanto explica adequadamente determinado fenômeno ou experimento sem entrar em conflito com outros fenômenos ou experimentos conhecidos anteriormente. Sabemos também que esse modelo pode ser descartado a favor de outro mais elaborado sempre que surgir um fato novo que justifique a troca.
Assim , paralelamente a cada grande descoberta, os cientistasforam elaborando novas teorias e novos modelos atômicos para ilustra-las

Modelo de Dalton

Jonh Dalton estudou diferentes reações químicas, através das medidas das massas, dos reagentes e as reações. Foi ele quem introduziu o conceito de massa atômica, descobriu a Lei das pressões parciais dos gases, atuou como meteorologista. Não é possível esquecer que Dalton foi o primeiro cientista adescrever minuciosamente em seu livro Fatos Extraordinários Relativos à Visão das Cores, em 1794, uma deficiência visual, da qual era portador, conhecida por daltonismo, em sua homenagem. Em 1808 publicou um livro, com seus experimentos científicos, com o titulo Novo Sistema Filosófico da Química, trazendo a teoria da matéria constituída por átomos.
A teoria atômica de John Dalton explicava aleis de conservação de massas e da composição definida. Dalton chegou às seguintes conclusões:
1. Toda matéria é formada por partículas fundamentais: o átomo;
2. Os átomos não podem ser divididos, nem criados, nem destruídos, são permanentes;
3. Um composto químico é formado pela combinação de átomos de dois ou mais elementos em uma razão fixa;
4. Os átomos de um mesmo elemento são idênticos emtodos os aspectos. E os átomos de diferentes elementos possuem propriedades diferentes. Os átomos caracterizam os elementos;
5. Quando os átomos se combinam para formar um composto, quando se separam ou quando acontece um arranjo são indícios de uma transformação química.

Assim, para o cientista o átomo era uma esfera homogênea, maciça, indestrutível e de carga elétrica neutra. O trabalho deDalton foi amplamente discutido e aceito na comunidade cientifica da época.
Algumas teorias de Dalton ficaram ultrapassadas. Sabe-se, hoje, que o átomo é descontinuo e divisível, e com a existência dos isótopos, todos os átomos de um elemento não tem a mesma massa.
Mas, a teoria de Dalton que ainda são validas incluem os compostos que são formados pela ligação dos átomos dos elementos emproporções fixas – conhecida teoria da Lei da composição definida; os átomos dos elementos químicos são formados por pequenas partículas denominadas átomos.


Modelo Atômico de Thomson
Em 1897, o físico Joseph John Thomson trabalhando com raios catódicos, concluiu que eles eram parte integrante de toda espécie de matéria, pois o experimento que provocava a emissão desses raios foram chamados de elétrons. Mas haviam outros pontos a considerar:
Em 1875, Willian Croo Kes colocou gases muito rarefeitos em ampolas de vidro.Submetendo esses gases a voltagens elevadíssimas , apareceram emissões que foram denominadas raios catódicos. Quando submetidos em um campo elétrico uniforme e externo, gerado por duas placas paralelas e carregadas, esses raios sempre se desviam na direção e no sentido da placaque esta carregada positivamente, o que provam que os raios catódicos são negativos.
Outro dado importante é que o desvio ocorre do mesmo modo , qualquer que seja o gás no interior da ampola . Esses fatos levaram os cientistas a imaginarem que raios catódicos seriam formados por pequenas partículas negativas, e que essas partículas existem em toda e qualquer matéria . Essas partículas foramdenominadas elétrons. Surgiu assim pela primeira vez na historia a ideia da existência de uma partícula subatômica. Contrariando Dalton, começava-se provar que o átomo pode ser dividido.
As cargas positivas conhecidas , isto é , raios canais e as partículas alfa , tinham uma massa muito grande em relação à massa dos elétrons. Essa observação experimental levava à conclusão de que a maior parte da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Modelos atômicos
  • Modelos atômicos
  • MODELO ATÔMICO
  • Modelo Atômico
  • Modelos Atômicos
  • Modelos ATÔMICOS
  • modelos atômicos
  • Modelo atomico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!