Modelos atomicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (639 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Modelos Atómicos

Átomos na antiga Grécia:
Fig.1 - Demócrito
A ideia de que a matéria é feita de pequeníssimos corpúsculos surgiu na Grécia Antiga no século V a.C., sendo de salientar, comoprincipais defensores dessa ideia, os filósofos Leucipo e Demócrito (Fig.1 ). esses corpúsculos os gregos chamaram «átomos». Esta palavra vem de a + thomos, que significa «sem divisão». Durante muitosséculos esta ideia permaneceu esquecida.
Modelo Atómico de Dalton
Fig.2 – John Dalton
A partir de 1803, o químico inglês John Dalton (Fig.2) e outros cientistas retomaram e desenvolveram, com base emvários resultados experimentais, a teoria atómica que teve origem no filósofos gregos. Assim, na sequência dos trabalhos de Dalton:
* Aos átomos de elementos diferentes passaram a atribuir-se massasdiferentes e propriedades químicas distintas;
* Os compostos passaram a ser considerados associações de átomos de elementos diferentes
* As reacções químicas foram explicadas com base emrearranjos. De átomos, sem criação nem destruição de matéria, de acordo com a Lei de Lavoisier
Para Dalton, cada átomo era uma porção esférica de matéria mal definida. Dalton criou símbolos para oselementos (Fig.3)


Fig.3

Carga positiva
Modelo atómico de Thomson
Electrões
Em 1897, o físico inglês joseph thomson descobriu o electrão enquanto observava descargaseléctricas através de gases rarefeitos. Em 1904, thomson propôs um novo modelo atómico. O modelo de Thomson, também conhecido por bolo de passas, representava o átomo como uma esfera de carga positivauniformemente distribuída, onde estariam mergulhadas pequeninas esferas de carga negativa – os electrões.
Modelo atómico de Rutherford
O modelo atómico do bolo de passas de Thomson foi posto àprova, em 1911 pelo físico inglês de origem neo-zelandesa Ernest Rutherford e seus colaboradores. Na mais famosa experiencia de Rutherford “dispararam-se” partículas α(alfa), provenientes de uma...
tracking img