modelos atomicos dos antigos atomistas ao modelo atual

Páginas: 8 (1772 palavras) Publicado: 1 de setembro de 2013
Os atomistas na Grécia antiga[editar]
A teoria atomista foi desenvolvida no século V a.C. por Leucipo de Mileto e seu discípulo Demócrito de Abdera que conciliou as constantes mudanças postuladas por Heráclito com a unidade e imutabilidade do ser propostas por Parmênides.
Demócrito postulava que a realidade se compõe de partículas indivisíveis ou "átomos" de natureza idêntica e do vácuo ounão-ente e que estes existem desde a eternidade em mútua interação dando origem ao movimento.
Segundo Demócrito, os átomos por si só apresentam as propriedades de tamanho, forma, impenetrabilidade e movimento, dando lugar, por meio de choques entre si, a corpos visíveis. Além disso, ao contrário dos corpos macroscópicos, os átomos não podem interpenetrar-se nem dividir-se, sendo as mudançasobservadas em certos fenômenos químicos e físicos atribuídas pelos atomistas gregos a associações e dissociações de átomos. Nesse sentido, o sabor salgado dos alimentos era explicado pela disposição irregular de átomos grandes e pontiagudos.
O modelo de Dalton[editar]
O professor da universidade inglesa New College de Manchester, John Dalton (1766 - 1844) foi o criador da primeira teoria atômicamoderna na passagem do século XVIII para o século XIX. Dalton é bastante lembrado pela famosa Lei de Dalton, a lei das pressões parciais e pelo daltonismo, o nome que se dá à incapacidade de distinguir as cores, assunto que ele estudou e mal de que sofria. Em 1803 Dalton publicou o trabalho Absorption of Gases by Water and Other Liquids, (Absorção de gases pela água e outros líquidos), neste delineouos princípios de seu modelo atômico.
Segundo Dalton:
• Átomos de elementos diferentes possuem propriedades diferentes entre si.
• Átomos de um mesmo elemento possuem propriedades iguais e de peso invariável.
• Átomos são partículas reais, indivisíveis e descontínuas formadoras da matéria.
• Nas reações químicas, os átomos permanecem inalterados.
• Na formação dos compostos, os átomos entramem proporções numéricas fixas 1:1, 1:2, 1:3, 2:3, 2:5 etc.
• O peso total de um composto é igual à soma dos pesos dos átomos dos elementos que o constituem.
Em 1808, Dalton propôs a teoria do modelo atômico, onde o átomo é uma minúscula esfera maciça, impenetrável, indestrutível e indivisível. Todos os átomos de um mesmo elemento químico são idênticos. Seu modelo atômico foi apelidado de"modelo atômico da bola de bilhar".
Em 1810 foi publicada a obra New System of Chemical Philosophy (Novo sistema de filosofia química), nesse trabalho, haviam teses que provavam suas observações, como a lei das pressões parciais, chamada de Lei de Dalton, entre outras relativas à constituição da matéria.
O modelo de John Thomson[editar]
Em 1897, Joseph John Thomson formulou a teoria segundo a qual amatéria, independente de suas propriedades, contém partículas de massa muito menores que o átomo do hidrogênio. Inicialmente denominou-as de corpúsculos, depois conhecidas como elétrons.
A demonstração se deu ao comprovar a existência daqueles corpúsculos nos raios catódicos disparados na ampola de crookes (um tubo que continha vácuo), depois da passagem da corrente elétrica.
Através de suasexperiências, Thomson concluiu que a matéria era formada por um modelo atômico diferente do modelo atômico de Dalton: uma esfera de carga positiva continha corpúsculos (elétrons) de carga negativa distribuídos uniformemente à semelhança de um pudim de passas.
O "modelo atômico do pudim com passas", substituiu então ao "modelo da bola de bilhar", mas não eliminou totalmente as deduções de Dalton,apenas foram acrescentadas mais informações. Grande parte das teorias de Thomsom estão em sua obra Conduction of Electricity Through Gases (1903; Condução de eletricidade através dos gases).
O modelo de Rutherford[editar]
Ernest Rutherford (1871 - 1937) foi premiado com o Prêmio Nobel da Química em 1908 pelas suas investigações sobre a desintegração dos elementos e a química das substâncias...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Modelo antigo de gpx modelo atual
  • MODELO ATOMICO ATUAL
  • MODELO ATOMICO ATUAL
  • MODELO ATOMICO ATUAL
  • MODELO ATOMICO ATUAL
  • O atual modelo atômico
  • MODELO ATOMICO ATUAL
  • MODELO ATOMICO ATUAL

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!