Modelo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4978 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
3 Treinamento e desenvolvimento


De acordo com Chiavenato (2010) o conceito de Treinamento pode apresentar diferentes significados. No passado, alguns especialistas em RH (recursos humanos) consideravam o treinamento um meio para adequar cada pessoa a seu cargo e desenvolver a força de trabalho da organização a partir da descrição de cargos. Mais recentemente, o conceito foi ampliado,considerando o treinamento como um meio para alavancar o desempenho do cargo.


Treinamento é o processo de desenvolver qualidades nos recursos humanos para habilitá-los a serem mais produtivos e contribuir melhor para o alcance dos objetivos organizacionais. O propósito do treinamento é aumentar a produtividade dos indivíduos em seus cargos influenciando seus comportamentos(CHIAVENATO, 2010, p. 357).




Para Chiavenato (2010, p. 366) “as pessoas constituem o maior patrimônio das organizações, o “Capital Humano”, composto de pessoas, que vão desde o mais simples operário ao seu principal executivo”. Outrossim, mediante um mundo competitivo as organizações precisam preparar-se continuamente para os desafios da inovação e da concorrência. Para serem bem sucedidas,precisam de pessoas empreendedoras e dispostas a assumir e correr riscos. São as pessoas que fazem as coisas acontecerem, que conduzem o negócio, que produzem e prestam serviços.
Igualmente, os resultados somente serão alcançados mediante treinamento e desenvolvimento das pessoas. O treinamento passa a ser ferramenta imprescindível, e as organizações bem sucedidas fazem seus investimentos, poiso retorno é garantido.
Ribeiro (1987, p. 27) por sua vez citou que a maioria das organizações ainda possui sistemas, processos e pessoas trabalhando de forma erradas, desta maneira as empresas trabalham com informações desatualizadas e produz por sua vez, informações descoordenadas, o que gera desqualificação e descontentamento. Introduzir sistemas integrados de gestão, planejar estratégias paraampliar competências e produzir novos mercados, são alguns dos objetivos do treinamento e desenvolvimento relatados pelo autor.
McGehee (1887 citado por Chiavenato, 2010, p. 497), enfatizou que o treinamento requer educação especializada. Significa que todas as atividades que vão desde a obtenção da habilidade motora até o fornecimento de conhecimentos técnicos, o desenvolvimento de aptidõesadministrativas e posições referentes a problemas sociais.
Alguns autores vão além, como Hoyler (1970, p. 210) que considera o treinamento como um investimento empresarial destinado a capacitar a equipe de trabalho a diminuir ou eliminar a diferença entre o atual desempenho e os objetivos e realizações propostas. Na verdade o treinamento é um esforço dirigido no sentido de equipe, com afinalização de que a mesma atinja o mais economicamente possível os objetivos da empresa. Com essa proposta o treinamento não é despesa, mas um investimento cujo retorno é altamente compensador para a organização.
Chiaventato (2007 p. 16) Comunicou que a origem da gestão de pessoas e anteriormente, o treinamento e desenvolvimento remontam ao inicio do século XX, após forte impacto da Revolução Industrial,como atividade avaliadora entre as organizações e pessoas, para acalmar ou reduzir conflitos industriais entre os objetivos organizacionais e os objetivos pessoais. Segundo o autor os recursos humanos apresentam uma magnífica aptidão para o desenvolvimento, que é a capacidade para aprender novas habilidades, obtendo novos conhecimentos e modificar atitudes e comportamentos.
Assim área de recursoshumanos necessita de um maior dinamismo, flexibilidade e agilidade para atender as demandas das empresas relativas à qualificação profissional.
Hoje em dia o RH deixou de atuar como um mero departamento de pessoal para se tornar o personagem principal de transformação dentro das organizações. Há algum tempo atrás era representado de forma mecânica, onde a visão do empregado prevalecia à...
tracking img