Modelo tcc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1279 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Modelo para um TCC estruturado.

A – Introdução
O objetivo principal da introdução é situar o leitor no contexto da pesquisa. O leitor deverá perceber claramente o que será analisado, como e porque, as limitações encontradas, o alcance da investigação e suas bases teóricas gerais. Ela tem, acima de tudo, um caráter didático de apresentação, levando-se em conta o leitor a que se destina e afinalidade do trabalho. Numa introdução consideram-se os seguintes aspectos: a. o problema deve ser proposto para o leitor de uma forma clara e precisa. Geralmente é apresentado em forma de enunciado interrogativo, situando a dúvida dentro do contexto atual da ciência ou perante uma dada situação empírica; os objetivos delimitam a pretensão do alcance da investigação, o que se propõe fazer, queaspectos pretende analisar. Os objetivos podem servir como complemento para a delimitação do problema; a justificativa destaca a importância do tema abordado tendo em vista o estágio atual da ciência, suas divergências polêmicas ou a contribuição que pretende proporcionar a pesquisa para o problema abordado; as definições pertinentes à compreensão do problema devem ser explicitadas. Apenas asestritamente necessárias devem ser colocadas; a metodologia deve esclarecer a forma que foi utilizada na análise do problema proposto. Em Pesquisas descritivas e experimentais coloca-se, de maneira geral, os principais procedimentos e técnicas utilizados para a coleta de dados, de tal forma que o leitor tenha uma visão do roteiro utilizado; a revisão da literatura proporciona um apanhado geral do que sesabe sobre o assunto investigado. A extensão dessa parte depende principalmente do conhecimento que o leitor poderá ter do assunto e da profundidade do trabalho. Uma revisão da literatura bem feita demonstra o nível de conhecimentos que tem o autor da pesquisa e serve para o leitor avaliar as bases teóricas sobre as quais se processou a investigação; as hipóteses devem ser colocadas paraproporcionar ao leitor que possíveis soluções ou explicações se propõe o autor, mostrando o que a pesquisa pretende testar; as dificuldades devem ser apresentadas, desde que relevantes.

b.

c.

d. e.

f.

g. h.

A introdução, assim como todo o trabalho científico, deve ser formulada numa linguagem simples, clara e sintética, colocando aquilo que é necessário para que o leitor tenha uma ideiaobjetiva do que vai ser tratado.

B – Desenvolvimento
O desenvolvimento é a demonstração lógica de todo o trabalho de pesquisa. Se forem deixadas de lado a introdução e a conclusão, ele deverá subsistir sozinho. Isso significa que o desenvolvimento retoma o problema inicial da introdução, especificado agora sob a forma de enunciado interrogativo que estabelece as relações entre as variáveis,apresenta o resultado dos testes e faz a avaliação das hipóteses colocando as principais conclusões. Nos relatórios de pesquisas bibliográficas, o problema é retomado e analisado à luz das informações relevantes colhidas na revisão da literatura. O desenvolvimento, nessas pesquisas, se atém a explicar, discutir e demonstrar a pertinência das teorias na explicação do problema proposto analisando eextraindo conclusões sobre suas deficiências ou qualidades explicativas. Nos relatórios de pesquisas experimentais ou descritivas, procura-se transformar o problema lançado a um nível teórico na introdução em problema empírico. Para tanto, há a necessidade de se utilizar ou definições constitutivas ou as operacionais, ou então o estratagema dos enunciados básicos. No desenvolvimento do relatório dessaspesquisas deve-se demonstrar a análise e a avaliação das hipóteses lançadas à luz de algum marco teórico, confrontando-as com o resultado obtido pelos testes de falseabilidade.

As hipóteses, variáveis e suas definições empíricas devem estar claramente evidenciadas, bem como todos os procedimentos relevantes utilizados na testagem, de tal forma que o leitor possa reconstruir mentalmente (ou,...
tracking img