Limpeza de vidraria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1719 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
4/3/2011

LIMPEZA E MANUSEIO - VIDRARIAS E
EQUIPAMENTOS
Profa. Dra. Márcia Justino Rossini Mutton FCAV/UNESP – Departamento de Tecnologia

Limpeza de vidraria de laboratório
Lavar a vidraria imediatamente após o uso. BPL vidraria limpa erros. Limpeza: física, química e microbiológica limpa e esterilizada. Limpeza: encher com água e observar escoamento sem gotículas ou película não uniformeImpurezas altera molhamento das paredes afeta o volume entregue: pipetas, balões e aparelhos volumétricos; altera o menisco.

1

4/3/2011

Técnicas de limpeza de vidraria
Descartar sobras de material ; Enxaguar com água corrente; Lavar com solução de limpeza – solução de detergente de 1 ou 2%; Se necessário Solução Sulfonítrica (H2SO4 conc. e HNO3 conc.), 1+1 (v/v), 15 a 30 min. Deve sermanuseado com extrema precaução por ser um agente corrosivo. Provoca queimaduras na pele. Cuidado ao manuseá-la.

Limpeza de vidraria de laboratório
Para recipientes sujos molho Evite utilizar substância com ação abrasiva pode riscar o vidro. Não utilizar Solução Sulfocrômica resíduo de crômio adsorvido nas paredes do vidro poluente ambiental em potencial. Materiais novos devem ser lavadosantes do uso são levemente alcalinos durante a reação.

2

4/3/2011

Durante a lavagem, pode-se esfregar as partes do vidro com uma escova. Escovas de diferentes tamanhos tubos de ensaio, buretas, funis, frascos graduado e garrafas de vários formas e tamanhos. Escovas elétricas são úteis grande número de utensílios devem ser lavados. Não use escovas elétricas muito gastas para evitar que aparte metálica risque o vidro.

Vidros riscados propensos a quebrar durante o uso. Qualquer marca na superfície uniforme do vidro é um ponto de quebra em potencial, especialmente nos casos de aquecimento do mesmo. Pipetas Buretas Balões, bequers, erlenmeyers Tubos de Ensaio Frascos e Placas de culturas Lâminas e lamínulas para microscópio

3

4/3/2011

Coloque as pipetas, pontas para baixo,em cuba ou jarra alta imediatamente após o uso. Não jogue na cuba ou na jarra para não lascar ou quebrar as bordas imprópria para medidas precisas. Uma almofada de algodão ou lã de vidro colocada na base da jarra evitará a quebra das bordas. Certifique-se de que o nível de água é suficiente para imergir toda a pipeta. Repouso por 15 min.

Drene a solução de limpeza, faça correr água de torneiraatravés delas até que todos os traços de sujeira sejam removidos. Coloque de molho em água destilada por 1 hora. Retire da água destilada, enxágüe, seque as partes externas com papel toalha, agite para retirar resíduos das paredes e seque (80 a 90ºC). Depois da secagem, coloque as pipetas em gavetas à prova de poeira Embrulhe pipetas sorológicas e bacteriológicas em papel ou coloque-as em estojos eutilize esterilizador a ar seco à temperatura de 160 C, por 2 horas.

4

4/3/2011

Remova a torneira ou ponteira de borracha; Enxágüe com água corrente até que a sujeira seja removida. Lave com detergente e água. Enxágüe então com água destilada e seque. Lave a torneira ou ponteira da borracha separadamente. Antes de colocar a torneira de volta na bureta, lubrifique a junta com umlubrificante apropriado. Use somente uma pequena quantidade de lubrificante. Buretas fora do uso devem ser cobertas.

Esvaziar os tubos; Escovar com solução de limpeza e água; Enxaguar com água corrente água destilada; Acomodar os tubos em cesto para secagem. Tubos usados devem sempre ser esterilizados antes da limpeza autoclavar a 121 C por 30 minutos (Pressão de 15 libras/pol²). Se os tubos foremutilizados com veículos que são esterilizados por autoclavagem, não os tampe até que os veículos sejam adicionados. Os veículos e os tubos são então autoclavados juntos.

5

4/3/2011

Esterilize e limpe usando o mesmo procedimento para tubos de ensaio. Embrulhe bem com papel grosso ou coloque num recipiente apropriado para este fim. Esterilize em autoclave ou esterilizadores de ar seco. É...
tracking img