Modelo osi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3892 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

No mundo atual e globalizado é praticamente impossível a inexistência das Tecnologias de Redes. Imaginemos por exemplo um estabelecimento como um supermercado que necessita de uma informação sobre um de seus produtos, se há ou não em seu estoque; e se o seu pagamento for feito através de cartão de credito; no caso em que ema empresa de grande porte comprar uma outraempresa em que é preciso que as informações sejam trocadas. A existência das Tecnologias de Redes hoje é essencial no dia-a-dia de milhares de usuários, seja ela pessoa física num simples bate-papo ou jurídica através de troca de informações extremamente importante para a entidade.

As Redes de computadores facilitam muito a coletar, armazenar, processar e visualizar a informação obtida,permitindo uma integração nunca antes imaginada. Elas estão divididas em três categorias conforme sua abrangência geográfica:
• Rede local (LAN - Local Área Network) - interliga computadores localizados com pouca distância.
• Rede metropolitana (MAN - Metropolitan Área Network) - interliga computadores possuindo distâncias de aproximadamente 100 km;
• Rede de longa distância (WAN - Wide ÁreaNetwork) - interliga computadores muito distante um do outro. Normalmente as redes de longa distância são oferecidas por empresas de telefonia.


2. O Modelo OSI

Nas duas ultimas décadas foi desenvolvida a interconexão de redes de computadores, possibilitando assim unidades coordenadas apesar de distintas e diferentes. As conexões podem ser feitas através de vários tipos de meios físicos,como o par de fios, cabo coaxial, fibra ótica, microondas, etc.

Tecnologias básicas de hardware de rede também ajudam da interligação de computadores possibilitando uma comunicação independentemente de suas conexões físicas.

Com a necessidade de interconectar diferentes sistemas entre si, os problemas começaram a surgir, devido às incompatibilidades com: os aplicativos, placasde memória, expansões de terminal, placas controladoras e demais componentes, pois geralmente só funcionavam se pertencessem ao mesmo fabricante do mainframe, fazendo com que os usuários ficassem praticamente "presos" a um único fornecedor.
Como uma rede de computadores só funciona se estiver usando o mesmo protocolo de comunicação, organizações internacionais definiram padrões deprotocolos de comunicação. Um desses órgãos, a ISO - International Organization for Standardization criou no início dos anos 80, o modelo de referência OSI - Open System Interconnection - que define um conjunto de serviços que as arquiteturas de redes de computadores devem oferecer. Esse modelo serve de base para qualquer tipo de rede, seja de curta, média ou longa distância.
[pic]
Figura 1: ModeloOSI. Fonte: http://everson.por.com.br/files/image/nodes/Camadas%20OSI.jpg

1. Vantagens de se obter o modelo OSI:
• Aumento na capacidade de processamento das máquinas;
• Maior aplicação volumes de dados, por tornar-se cada vez mais comum a transmissão de arquivos;
• Aplicações mais significativas, como a transmissão em multimídia, necessária nas aplicações de videoconferência;
• Aplica-sea todos os níveis



2. Camadas do Modelo OSI

O modelo OSI é representado por sete camadas: aplicação, apresentação, sessão, transporte, rede, enlace e física.

A camada física, enlace e de rede, estão relacionadas aos aspectos de transmissão; a camada de transporte faz a comunicação fim-a-fim dos processos individuais; já as camas de sessão, apresentação e de aplicação,auxiliam de acordo com a natureza da aplicação.

[pic]
Figura 2: Relacionamento entre camadas. Fonte: http://www.geocities.com/SiliconValley/Network/7460/osi3.gif


3 Camada Física

A camada física é responsável pela transmissão de dados através de um canal de comunicação e conexão de dois ou mais equipamentos, possibilitando assim uma troca de sinais entre eles através de uma...
tracking img