Modelo de Pré TCC - Mazzaropi

1686 palavras 7 páginas
Pré-Projeto
Documentário: “A Biografia de Mazzaropi”

1. Contextualização do Tema

O tema deste projeto será a apresentação da biografia do cineasta brasileiro Amácio Mazzaropi no formato de documentário de vídeo.
O artista nascido no dia 9 de abril de 1912, no bairro de Santa Cecília em São Paulo, dois anos mais tarde se mudou para Taubaté. Em 1916 começou a ter contato com o público quando vendia os pães de sua mãe para os funcionários da C.T.I., Companhia Taubaté Industrial, e entretia as crianças do bairro com um cirquinho no quintal.
Entre 1930 e 31 Mazzaropi assistiu todas as apresentações no Polytheama em Taubaté sempre buscando, de forma ativa, assistir e aprender. Para o seu aprendizado, procurava conversar com atores e atrizes após as atuações.
Três anos mais tarde ingressou na Trupe de Olga Crutt, muito famosa na época. Em consequência disso, Mazzaropi convenceu seus pais a venderem o botequim da família para que ele pudesse montar a sua própria trupe. Seus pais trabalharam na organização da trupe e atuavam como atores.

As trupes se apresentavam nos cinemas, após a exibição das fitas. Com a chegada do Cinemascope a tela passou a ser fixa, não dava para ser removida, como antigamente, o que impedia a apresentação das trupes. A saída foi o pavilhão, que consistia num barracão de madeira, coberto de zinco, mantendo, internamente, as características próximas do teatro. (RODRIGUES e SOUZA apud MAZZAROPI, 1994, pág. 13)

Com o pavilhão, o artista foi muito elogiado na época. Aperfeiçoou e remodelou o seu personagem caipira sempre conversando com o povo que, segundo Mazzaropi, foi o seu grande laboratório.
Com a doença de seu pai, o ator teve que gastar tudo o que ganhara e, assim, ficou sem condições de continuar com o pavilhão.
Em 1944 passou a atuar no teatro. Participou da Companhia de Nino Nello no teatro Oberdan. Com o término da temporada, organizou a sua própria companhia. Mais maduro e dono de sua arte, Mazzaropi construiu seu pavilhão

Relacionados

  • Evento publicitário
    9598 palavras | 39 páginas
  • Ele é carioca
    41720 palavras | 167 páginas
  • tmp 15719 cp011179 2 200092918
    29071 palavras | 117 páginas