Modelo de fichamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (554 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Curso de Direito
Disciplina:
Professor: Alexei

Segundo Severino (2009), os trabalhos didáticos exigidos, sobretudo, nos cursos de graduação, seguem um caráter universal de estruturação lógicae de organização metodológica, ou seja, são procedimentos que ainda fazem parte intrínseca da formação técnica ou científica do estudante. Os trabalhos, desde então, segundo o autor, dependerão“principalmente de seus objetivos e de natureza do próprio objeto abordado, assim como em função de exigências específicas de cada área do saber humano” (SEVERINO 2009 p. 129).

FICHAMENTO

O fichamento é oato de registrar os estudos de um livro e/ou um texto. O trabalho de fichamento possibilita ao estudante, além da facilidade na execução dos trabalhos acadêmicos, a assimilação do conhecimento. Deacordo com diversos autores, o fichamento deve conter a seguinte estrutura: cabeçalho indicando o assunto e a referência da obra, isto é, a autoria, o título, o local de publicação, a editora e o ano dapublicação. Existem três tipos básicos de fichamentos: o fichamento bibliográfico, o fichamento de conteúdo e o fichamento de citações. Cada professor pode seguir um modelo de fichamento, tendo emvista, que não existe um modelo pronto e/ou determinado. Assim sendo, os modelos apresentados são sugestões.

Modelo de fichamento de citações

Conforme a ABNT (2002), a transcrição textual é chamadade citação direta, ou seja, é a reprodução fiel das frases que se pretende usar como citação na redação do trabalho.
 
Educação da mulher: a perpetuação da injustiça (pp. 30 – 132). Segundocapítulo. |
TELES, Maria Amélia de Almeida. Breve história do feminismo no Brasil. São Paulo: brasiliense, 1993. |
“uma das primeiras feministas do Brasil, Nísia Floresta Augusta, defendeu a abolição daescravatura, ao lado de propostas como educação e a emancipação da mulher e a instauração da República” (p.30)

“na justiça brasileira, é comum os assassinos de mulheres serem absolvidos sob a...
tracking img