modelo de estagio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5863 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de setembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto


ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO










MANUAL TC – PROJETO DE INTERVENÇÃO













MANAUS
2013/2






ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
CURSO ADMINISTRAÇÃO


Diretora acadêmica
Prof. MSc. Cinara Cardoso

Coordenadora de Cursos
Prof. MSc. Kellen Marcião

Coordenadora do Curso de Administração
Prof. Msc. Rejane FloresOrganizadoras
Prof. MSc. Maria Francisca Morais de Lima
Prof. Esp. Wanilce do Socorro Pimentel do Carmo






SUMÁRIO




















APRESENTAÇÃO

O Trabalho de conclusão do curso de administração inicia no 7˚ período com a disciplina de Estágio Supervisionado I onde os acadêmicos desenvolvem o diagnóstico organizacional, tendo como base uma organização pública ouprivada localizada em Manaus ou em sua área metropolitana.
No 8˚ período, a partir dos resultados advindos da análise SWOT e do gráfico radar, os alunos apresentam um projeto de intervenção cujo objetivo é propor à empresa um plano de ação a fim de solucionar um problema organizacional.
Este manual objetiva apresentar as diretrizes básicas para a elaboração de um projeto de intervenção, bem como aestrutura do artigo científico que servirá de base para a defesa final do TC.
Em relação à avaliação da disciplina Estágio Supervisionado II, os acadêmicos são submetidos a duas notas parciais (N1 e N2) e uma nota final (N3 – entrega do projeto e apresentação do artigo científico).
O artigo científico é apresentado em forma de banner, avaliado por professores da área da administração, que aoavaliarem os trabalhos analisam não só a competência teórica dos acadêmicos, como também a capacidade desses futuros profissionais de apresentarem propostas de soluções às organizações, tomando como base o contexto teórico-prático.
As normas apresentadas nesse manual possibilitam melhor compreensão da metodologia a ser utilizada, facilitando a orientação do graduando, no que tange ao desenvolvimento eà elaboração do trabalho, sendo um instrumento normativo, dividido em 02 partes: o primeiro, intitulado Diretrizes para a elaboração do projeto de intervenção, apresenta as informações para o desenvolvimento sobre a metodologia estruturada de desenvolvimento de um projeto,caracterizado por um processo de implementação ou proposta de implantação de soluções desenvolvidaspara o contexto pesquisado. A segunda apresenta a estrutura do artigo científico.



Espera-se, com esta modalidade de TC, que os futuros administradores desenvolvam a proatividade, a capacidade de tomada de decisão e a competência técnica, ferramentas essenciais para a inserção e manutenção do profissional da administração no mercado de trabalho.

As organizadoras.


“Ao administradorcabe, não correr atrás das borboletas, mas preparar o jardim para que elas venham tranquilamente, ou seja, a prevenção, avaliação e a correção deve ser uma constante”.
(adaptação: prof. MSc. Maria Francisca M. de Lima)


“O verdadeiro homem mede a sua força, quando se defronta com o obstáculo!”
Antoine de Saint-Exupéry
(adaptação: prof.Esp.Wanilce do S. Pimentel do Carmo).1 DIRETRIZES PARA A ELABORAÇÃO DO PROJETO DE INTERVENÇÃO

Maria Francisca Morais de Lima1
Wanilcedo Socorro Pimentel do Carmo2


Entende-se por Projeto de intervenção o desenvolvimento de ações cujo objetivo é a solução de um problema organizacional. Este capítulo tem por finalidade orientar o aluno matriculado na disciplina EstágioSupervisionado II do Curso de Administração da Faculdade Metropolitana de Manaus - FAMETRO para elaboração do Projeto de Consultoria.
Esse Projeto deveráser executado na Empresa-Organização pré-definida noprocesso do Diagnóstico Organizacional (Estágio I). De acordo com Schein (1972apud ROESCH, 2007, p.65), há três tipos de consultoria: 1º“compra de serviços...