Modelo de diario de bordo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2912 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

A biotecnologia tem um ramo muito amplo e se ocupa da transformação ou tratamento de materiais de origem biológica, ou seja, organismos vivos. Esse termo é relativamente novo, mas o princípio é muito antigo, pois a utilização de leveduras (fungos), na produção de alimentos _ como, por exemplo, para fermentar bebidas de uva produzindo vinho _ era muito freqüente desde os primórdiosda humanidade.
Há anos essa ciência era vista na produção de alimentos e na agricultura apenas como técnicas decorrentes de processos naturais e manipulados pelo homem de forma rudimentar, mas a partir da década de 70, novas técnicas permitiram o avanço da análise do DNA, onde genes de determinados organismos puderam ser inseridos no genoma de outros seres, sendo esta chamada de técnica do DNArecombinante ou de engenharia genética. Essa técnica tem por finalidade resolver problemas em diversas áreas, uma delas é a alimentícia, que visa combater a fome da população mundial e melhoramento na economia, criando e fornecendo produtos em maior quantidade e qualidade com o intuito de suprir a grande demanda e proporcionar-lhes alimentos mais saudáveis (mais nutritivos e com menor atuação depesticidas, por exemplo).
Através da manipulação dos genes em laboratórios e utilizando técnicas da engenharia genética, foram criados os transgênicos, que são organismos que sofreram modificações em seu genoma para a obtenção de características específicas de outros organismos e que não ocorreriam de forma natural. Esses transgênicos não podem ser incorporados ao sistema produtivo de qualquer forma,é necessário ter a constatação de que o mesmo não apresente riscos à saúde pública ou ao meio ambiente, fator este averiguado pela Biossegurança, que é responsável por controlar e minimizar os riscos da utilização de diferentes tecnologias em laboratório e quando aplicadas ao meio ambiente.

2. Introdução à Biotecnologia

James Watson (um geneticista microbiano americano) e Francis Crick (umfísico) esclareceram a estrutura do DNA em 1953. Seu modelo de estrutura do DNA foi revolucionário. Eles propuseram uma definição para o gene em termos químicos, e ao fazer isso, abriram o caminho da compreensão da ação gênica e hereditariedade em termos moleculares. A estrutura tridimensional obtida por Watson e Crick é composta por duas cadeias laterais (filamentos) de nucleotídeos torcidos na formade uma dupla hélice. Os dois filamentos de nucleotídeos são mantidos juntos por associações fracas entre as bases de cada filamento. A estrutura de cada filamento é formado de uma alternância de unidades de fosfato e desoxirribose que são conectadas por ligações fosfodiéster.(GRIFFITHS, WESSLER,2006)
A partir da descoberta da estrutura do DNA, houve uma revolução na área da genética e biologiamolecular, surgindo então a chamada Biotecnologia. A biotecnologia baseia-se na habilidade de introduzir, com precisão, construções gênicas em um organismo, usando a tecnologia do DNA recombinante para alterar os processos metabólicos favoravelmente. A maioria das pesquisas de melhoramento de plantas das duas ultimas décadas têm sido direcionadas para aumentar a produtividade e resistência às pragas.Atualmente a aplicação da biotecnologia às plantas tem sido para aumentar a sua qualidade nutricional, e conseqüentemente aumentar a qualidade de seus frutos e de seus derivados.

3. Biotecnologia Alimentar

A biotecnologia visa criar alimentos nutricionalmente fortificados e substituir a adição de constituintes sintéticos nos mesmos. Portanto, pode ser utilizada para suprir a carência denutrientes e reduzir conteúdos de fatores antinutricionais nesses produtos alimentícios.

3.1 Alimentos Transgênicos

Normalmente quando se fala de organismos geneticamente modificados, refere-se aos organismos transgênicos, mas eles não são exatamente a mesma coisa. Um organismo geneticamente modificado (OGM) é aquele que sofreu uma modificação em certo gene para favorecer uma característica, como...
tracking img