1. INTRODUÇÃO

A biotecnologia tem um ramo muito amplo e se ocupa da transformação ou tratamento de materiais de origem biológica, ou seja, organismos vivos. Esse termo é relativamente novo, mas oprincípio é muito antigo, pois a utilização de leveduras (fungos), na produção de alimentos _ como, por exemplo, para fermentar bebidas de uva produzindo vinho _ era muito freqüente desde os primórdiosda humanidade.
Há anos essa ciência era vista na produção de alimentos e na agricultura apenas como técnicas decorrentes de processos naturais e manipulados pelo homem de forma rudimentar, mas apartir da década de 70, novas técnicas permitiram o avanço da análise do DNA, onde genes de determinados organismos puderam ser inseridos no genoma de outros seres, sendo esta chamada de técnica do DNArecombinante ou de engenharia genética. Essa técnica tem por finalidade resolver problemas em diversas áreas, uma delas é a alimentícia, que visa combater a fome da população mundial e melhoramento naeconomia, criando e fornecendo produtos em maior quantidade e qualidade com o intuito de suprir a grande demanda e proporcionar-lhes alimentos mais saudáveis (mais nutritivos e com menor atuação depesticidas, por exemplo).
Através da manipulação dos genes em laboratórios e utilizando técnicas da engenharia genética, foram criados os transgênicos, que são organismos que sofreram modificações em seugenoma para a obtenção de características específicas de outros organismos e que não ocorreriam de forma natural. Esses transgênicos não podem ser incorporados ao sistema produtivo de qualquer forma,é necessário ter a constatação de que o mesmo não apresente riscos à saúde pública ou ao meio ambiente, fator este averiguado pela Biossegurança, que é responsável por controlar e minimizar os riscosda utilização de diferentes tecnologias em laboratório e quando aplicadas ao meio ambiente.

2. Introdução à Biotecnologia

James Watson (um geneticista microbiano americano) e Francis Crick (um... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 03). Modelo de diario de bordo. TrabalhosFeitos.com. Retirado 03, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Modelo-De-Diario-De-Bordo/630639.html

MLA

"Modelo de diario de bordo" TrabalhosFeitos.com. 03 2013. 2013. 03 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Modelo-De-Diario-De-Bordo/630639.html>.

MLA 7

"Modelo de diario de bordo." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 03 2013. Web. 03 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Modelo-De-Diario-De-Bordo/630639.html>.

CHICAGO

"Modelo de diario de bordo." TrabalhosFeitos.com. 03, 2013. Acessado 03, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Modelo-De-Diario-De-Bordo/630639.html.