Historia da contabilidade em mocambique

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1047 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Laboratório de Auditoria e Finanças Empresariais
SÁBADO, 20 DE MARÇO DE 2010
Da História da Contabilidade à Introdução das Normas Internacionais de Relato Financeiro em Moçambique
Não se pretende que este artigo, faça uma abordagem terminada daquilo que é a história da contabilidade em Moçambique, desde logo porque a história da contabilidade moçambicana não seria compaginável, com um artigotão sumário como este. A isto encontram-se as limitações inerentes ao autor deste artigo.
O tema proposto, não tem tido quanto é do meu conhecimento grande adesão por parte dos contabilistas e professores de contabilidade em Moçambique. Quiça por não constituir o dia a dia das empresas, aliás os contabilistas tem a mania de que só tratam das contas. Contudo qualquer ciência tem a sua epistemologia,o que não é excepção a ciência contábil.
Segundo o Professor António Lopes de Sá (1996) (Citado por Cravo), a escrituração contabilística nasceu com a conta, no paleolítico superior, há mais de 20. 000 anos, mesmo antes de o homem saber escrever e calcular. Podemos considerar tal período como a pré-história da contabilidade, caracterizada pela prática transmitida e pela ausência de livros. Nogeral todos os povos contribuiram para o desenvolvimento desta disciplina. No entanto é dos sumérios e babilónios que se obtém a mais antiga documentação: contas com débitos e créditos abertas a animais, ficheiros, inventários e balanços.
Acredita-se que foi destes povos a intuição a partida dobrada, e tudo aponta que o conceito de débito e crédito existe há mais de 5. 000 anos.
Entre o século XIe o século XV existe um grande crescimento do comércio na Europa e é nessa fase que supõe tenha sido consolidada a partida dobrada, a qual se admite ter surgido na Itália entre 1. 250 e 1.280 da nossa era.
Tradicionalmente tem sido aceite que a grande difusão da partida dobrada foi afectuada a partir da publicação da obra de FRA LUCA PACIOLI, “Summa Arithemetica, Geometria, Proporcioni etPorpocionalitá” a qual desenvolvia um capitulo relativo a escrituração contabilística, o “ Computis et Scriptursi”.
No século XVIII assiste-se a expansão da contabilidade francesa, com autores como Sanuel Ricard, Bertrand Barrême e Edmond Degranges. No final deste século inicia-se a produção contabilistica norte americana com a obra de W. Alldridge (1797).
O século XIX constitui o século doscontrastes. A par de importantes desenvolvimentos da técnica operados em França assistiu-se ao desenvolvimento ciêntifico da contabilidade em especial com a escola Italiana, onde destacam-se vários autores.
No séclo XX, bastante complicada foi a sistematização da evolução do pensamento contabilistico, não só pela grande evolução que se verificou, como pela pouca distância verificada, como pela influênciaque a cultura do historiador pode ter na classificação das correntes de pensamento.
Vlaemminck, classifica a evolução do pensamento contabilistico no século XX, nas Teorias:
Personalista: Defendida por Gabriel Faubre, que segundo ele “toda a conta, qualquer que seja o seu título, está aberta na realidade a uma pessoa, a qual se encontra encarregada da sua administração, da sua gestão, do seumanejo, da custódia, do entretenimento de uma parte do património”. Assim o verdadeiro substrato da conta não é o valor mais sim o responsável por esse valor

Teoria económica: Jean Fourastié considera a contabilidade como um método de observação económica. Já Fábio Besta defende a ideia de que a contabilidade é uma ciência do controlo económico. E teoria juridica, eminentimente baseado no Direito ena Lei.

O crescente relacionamento das empresas portuguesas com Moçambique e as particularidades das normas e práticas contabilísticas moçambicanas justificam a procura de uma harmonização contabilistica.
Pouco se sabe, ou carece de uma investigação profunda, sobre a história da contabilidade em Moçambique, assumindo-se que o seu nascimento data de 1984 com o Plano Geral de Contabilidade...
tracking img