Modelagem Matemática e Implicações no Ensino-Aprendizagem de Matemática, da autora Maria Salett Biembengut. Discutiremos:resenha

517 palavras 3 páginas
Resumo:
O texto inicia – se com as definições de modelo matemático e consequentemente de modelagem matemática. São ditos que os procedimentos básicos para a elaboração de um modelo são: a interação, a matematização e o modelo matemático. Diz-se em seguida que os papiros hieroglíficos e as tábuas escritas são primeiros registros sobre conhecimentos científicos. São apresentadas em seguida as contribuições de alguns pensadores. No decorrer são apresentadas estratégias de como utilizar a modelagem e modelação matemática com o método de ensino-aprendizagem. O esquema simplificado do processo de modelagem é: situação problema seguido de etapas para formalização e por fim, o modelo. É colocado um tema, não muito abrangente, e esse será discutido pelos grupos dentro da sala de aula.
Um modelo matemático define-se na perspectiva de um conjunto de símbolos e relações matemáticas que procura traduzir de alguma forma um fenômeno em questão ou problema de situação real, já a modelagem matemática consiste na obtenção de um modelo, sabendo discernir que o conteúdo matemático melhor se adapta e também ter senso lúdico para jogar com as variáveis envolvidas, sendo assim, a modelagem consiste na arte, ao formular, resolver e elaborar expressões que valham não apenas em situações particulares.
Ainda segundo a leitura do texto podemos estudar os procedimentos para elaborar um modelo, sendo assim, divide-se esse processo em três etapas, sendo elas, a interação, a matematização e o modelo matemático, para um melhor estudo desta etapa a autora propõe um exemplo de processo de modelagem citando todos os passos a serem seguidos. Buscando na história podemos então analisar que este processo já vez sendo trabalhando antes de cristo registrados historicamente temos Tales de Mileto(639-568 a.C), Pitágoras (530 a.C), Platão (428-347 a.C), Euclides(300 a.C), entre outros.
A modelagem matemática tem contribuído sobremaneira para a evolução do conhecimento humano. Tanto que a matemática

Relacionados