Radioimunologia

1636 palavras 7 páginas
RADIOIMUNOENSAIO: Um dos métodos mais sensíveis para análise quantitativa das reações antígeno-anticorpo. Tem como princípio: a quantidade de reagente marcado (Ag ou Ac) quantifica o Ag ou Ac não marcado na amostra. Pode ser competitivo ou por excesso de reagente.

Radioimunoensaio de fase sólida: Um dos reagentes é imobilizado nas cavidades de placas plásticas de micro titulação; as placas são sensibilizadas com antígeno ou anticorpo.

Radioimunoensaio direto de competição com antígeno marcado: uma quantidade fixa e limitada de anticorpo é ligada a um suporte sólido; adiciona-se uma quantidade fixa e pequena de antígeno marcado, misturada com a amostra em teste ou com as soluções padrão que contém concentrações conhecidas de um antígeno não marcado. Após um período de incubação remove-se o antígeno não ligado e faz-se a medida da radioatividade da fase sólida.

Radioimunoensaio de competição com anticorpo marcado: Uma quantidade fica do antígeno é imobilizada em um suporte sólido. Adiciona-se uma quantidade fixa de anticorpo marcado específico, misturada com a amostra em teste ou uma série de soluções padrão com concentrações variadas do antígeno solúvel. Após um período de incubação o anticorpo marcado que não se ligou a fase sólida e o antígeno solúvel é removido por lavagem e faz-se a medida da radioatividade da fase sólida.

Ensaio imunorradiométrico: Anticorpos monoespecíficos marcados são utilizados para quantificar o antígeno. Excesso de anticorpo na fase sólida. Dois sítios de anticorpo. Autorradiografia: utiliza emulsão radiossensível para registrar a distribuição espacial de isótopos radioativos em determinado tecido, célula, organela ou molécula, podendo localizar substancias, estruturas ou processos biológicos.

- Autoradiografia: Utiliza emulsão radio-sensível para registrar a distribuição de isótopos radioativos em determinado,tecido, célula, organela ou molécula. Técnicas: Immunoblotting, Dot-blot, Precipitados em gel, Imunodifusão,

Relacionados