Modelagem de empresa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5443 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO FUNDAÇÃO SANTO ANDRÉ


ANA LUCIA BARBOSA





MODELAGEM DE NEGÓCIOS











SANTO ANDRÉ
2011
ANA LUCIA BARBOSA nº 48850





MODELAGEM DE NEGÓCIOS


Trabalho sobre Modelo de Negócioscomo atividade parcial do segundo
semestre de 2011 ,apresentado à
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do
Centro Universitário FundaçãoSanto André, como exigência para obtenção
de nota média semestral na graduação de
Bacharelado de Sistema de Informação
Orientador:Profº. Thiago Escobar de Azevedo







SANTO ANDRÉ
2011
Definição de modelagem de empresa
Modelagem de empresa significa nada mais, nada menos que uma representação abstrata de um conjunto de modelos de funcionamento de uma empresa ou um negócio, a qual serve como base para definir anatureza da sua atuação comercial como irá executar distribuir suas tarefas diárias, vender seus produtos e serviços. A modelagem pode ser compreendida também como um modelo composto de objetivos, recursos, processos e regras.
Os objetivos são as metas do negócio, ou seja, o resultado que toda organização deseja atingir. Os recursos constituem os agentes e objetos utilizados em um negócio,tais como pessoas, materiais, informações ou produtos. Os processos são as atividades que devem ser estruturadas para que seja gerado um produto, bem ou serviço. E, finalmente, as regras são normas que restringem, derivam e fornecem condições de existência, representando o conhecimento do negócio.

A modelagem de empresa tem uma série de finalidades, entre as quais podem ser citadas é oentendimento da estrutura e da dinâmica da organização em que um sistema deve ser implementado, o entendimento dos problemas atuais da organização, identificando as possibilidades de melhoria.
Outra das suas funções é assegurar que os clientes, usuários e desenvolvedores tenham um entendimento comum da organização. A modelagem de negócios também pode ser usada para derivar os requisitos desistema necessários para sustentar a organização.
Segundo uma entrevista dada pelo professor de empreendedorismo Marcos Hashimoto a revista pequenas empresas e grandes negócios, todos os negócios têm um modelo, mas a maioria é tradicional, ou seja, produz e vende ou então compra e revende. Mas não devemos confundir estratégia com modelo de negócio, pois a estratégia é pontual e imediata, seadapta às circunstâncias vigentes e deve ser constantemente revisada, e o modelo de negócio é mais constante, leva tempo para construir e não é rapidamente adaptado. Podendo afirmar que estratégia é a forma como se explora o modelo de negócio para obter uma vantagem competitiva. Também não devemos confundir modelagem empresarial, com modelagem de processos de negócio. A modelagem empresarial dizrespeito ao posicionamento da empresa em relação ao mercado (sua missão), seu posicionamento em relação aos principais concorrentes, e à estratégia de negócio, e por sua vez, a modelagem de processos de negócio envolve a definição dos processos, a tecnologia de apoio, em especial a tecnologia da informação (TI), a integração, monitoração e otimização dos processos.
Segundo o professor marcos a...
tracking img