Aposematismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (969 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Saponificação - Sabão


A fabricação de sabão para limpeza é conhecida há séculos e narrada pelos antigos historiadores. Os gauleses foram os primeiros a manufaturar sabões de gorduras de cabra ede cinzas de madeira. Nas escavações de Pompéia foi descoberta uma fábrica de sabão sepultada durante quase 2000 anos. Acredita-se que os romanos adquiriram dos gregos seus conhecimentos sobre afabricação de sabão.
Até o século XIV, os espanhóis e os italianos foram provavelmente os principais fabricantes de sabão. A arte de produzir sabão foi introduzida na França, na cidade de Marselhadurante o século XIII ou XIV. Os sabões de Marselha eram de excelente qualidade, fabricados de óleo de oliva e álcali preparado a partir das cinzas de lenha e de algas. A província espanhola de Castile deuseu nome ao sabão feito no local com óleo de oliva (Castile).
A fabricação de sabão foi, provavelmente, introduzida na Inglaterra durante o século XIV. A primeira patente inglesa relativa àfabricação de sabão dita de 1632. Uma das transformações mais revolucionárias sofridas pela indústria saboeira ocorreu em 1791, quando o químico francês Le Blanc descobriu o processo de fazer soda cáustica apartir do sal comum. Este fato quase eliminou com a utilização de cinzas de lenha.
Os métodos de fazer sabão permaneceram inalterados durante muitos anos, embora o óleo de coco e o breu tivessemsido acrescentados à lista das matérias primas. Quando os sabões foram feitos pela primeira vez na América, os métodos empregados foram copiados daqueles vigentes na Inglaterra.
Com o progresso rápidona indústria durante os séculos XIX e XX, a fabricação de sabão mudou um pouco e a maioria do sabão produzido no mundo de hoje é feito pelo chamado processo contínuo. O conhecido sabão, usadoprincipalmente para fins de lavagens e como agente emulsionante, consiste principalmente de hidróxidos de sódio ou potássio, de ácidos gordurosos. Os sabões produzidos a partir de hidróxido de sódio (soda...
tracking img