Modal aeroviario

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1239 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL PROFESSOR APRÍGIO GONZAGA






LOGISTICA



Douglas Luiz
Emanuelle Rosa
Israel Gomes
Miriã Marconi
Renan Oliveira




São Paulo
2012

Douglas Luiz
Emanuelle Rosa
Israel Gomes
Miriã Marconi
Renan Oliveira




MODAL AEREOVIARIO



Trabalho apresenta todos os aspectos
do modal aeroviário relacionado aos
processos logísticos.São Paulo
2012
Conteúdo
Introdução 1
Historia 2
Primeira aeronauta 2
Aviação no Brasil 2
Transporte aéreo 2
Tipos de aeronaves 3
Principais companhias 3
Composição do frete aéreo 3
Código penal 4
Aeroportos 5
Principais aeroportos 5
Transporte de cargas 6
Características 6
Vantagens: 6
Desvantagens: 6
Conhecimento do embarque aéreo 7
Transporte de pessoas 9
Características: 9
Vantagens 9
Desvantagens 9
Conclusão 11
Fontes : 12








Introdução

Conceito de aviação: é o conjunto de atividades e técnicas relativas ao vôo dos aparelhos com que o homem se locomove pelo ar.
O transporte aéreo no Brasil tende a crescer cada vez mais, seja ele de passageiros quanto de cargas. O próprio tamanho do país exige conquista de grandes distâncias para odeslocamento de pessoas e a distribuição de cargas, e o transporte aéreo consegue oferecer rapidez, segurança e capacidade para efetuar esses deslocamentos.















Historia

Primeira aeronauta

O brasileiro Santos Dumont foi o primeiro aeronauta que demonstrou a viabilidade do vôo do mais pesado do que o ar. O seu vôo no “14 Bis” em Paris, em 23 de outubro de 1906, napresença de inúmeras testemunhas, constituiu um marco na história da aviação, embora a primazia do vôo em avião seja disputada por vários países.
Ao vôo de Santos Dumont seguiu-se um período de competição entre países da Europa e os Estados Unidos, na conquista de recordes de velocidade e distância.
Aviação no Brasil

A aviação iniciou-se no Brasil com um vôo de Edmond Plauchut, a 22 de outubro de1911. O aviador, que fora mecânico de Santos Dumont em Paris, decolou da praça Mauá, voou sobre a avenida central e caiu no mar, da altura de 80 (oitenta) metros, ao chegar à Ilha do Governador. Era então bem grande o entusiasmo pela aviação. Na redação do jornal “A Noite”, no dia 14 de outubro, fundava-se o Aeroclube Brasileiro.
Transporte aéreo

Transporte aéreo é o movimento de pessoas emercadorias pelo ar com a utilização de aviões ou helicópteros. O transporte aéreo é usado preferencialmente para movimentar passageiros ou mercadorias urgentes ou de alto valor.
A partir da Segunda Guerra Mundial a aviação comercial assistiu a um grande desenvolvimento, transformando o avião num dos principais meios de transporte de passageiros e mercadorias no contexto mundial

Tipos de aeronavesAs aeronaves subdividem-se em:

All Cargo ou Full Cargo: uso exclusivo para transporte de carga, pois apresenta uma capacidade maior de transporte de mercadorias, utilizando o deck superior e inferior.
Combi: transporte misto. Utilizadas para transporte conjunto de passageiros e cargas, podendo ser tanto no andar inferior quanto no superior.
Full Pax: avião de passageiros. O deck superioré utilizado exclusivamente para transporte de passageiros, e o inferior, destinado ao transporte de bagagem. Na eventual sobra de espaço é preenchido com carga.

Principais companhias

O Brasil conta com grandes companhias aéreas tais como:TAM, GOL, VARIG.
Grandes companhias internacionais também operam no Brasil. American Air lines, Continental, United, Lufthansa, Iberia, Japan Airlines,South African Airlines, British Airways, Air France, Air Canada entre outras.

Composição do frete aéreo

Tarifa Marítima: tarifa aplicada a pequenas encomendas que não atingem um
determinado valor a partir do cálculo por peso.
Tarifa para mercadorias específicas: normalmente mais baixas, utilizadas para
Para mercadorias transportadas regularmente de um ponto de origem a um ponto
de...
tracking img