Modal aereo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3290 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO



LISTA DE ABREVIATURAS E TERMOS TÉCNICOS












1 INTRODUÇÃO
A movimentação de bens, commodities e mercadorias não finalizadas em escala global ganha importância á medida que negócios são realizados com entes de diferentes regiões do globo.
Atualmente, a cadeia de suprimentos não restringe mais a uma região concentradora de plantas fabris ou zonas de livrecomércio: no cenário industrial atual uma única mercadoria pode ter suas partes fabricadas em diversos locais e sua montagem realizada em outro local, situado em uma região geograficamente distante. Ao mesmo tempo, consumidores, ao adquirir um produto, não dão muita importância com sua procedência geográfica desde que esteja disponível no dia e local escolhido. Para atender essa crescente necessidadepor movimentação rápida e segura de bens, a indústria manufatureira busca meios que garantam sua permanência no mercado, agregando valor aos seus produtos ao disponibilizá-los oportunamente.
O modal aéreo é o único capaz de realizar a movimentação de carga e pessoas com facilidade por além de acidentes geográficos e fronteiras internacionais. É notório o interesse de empresas e consumidores pelascaracterísticas dos serviços prestados por companhias aéreas do setor de carga, e é esse interesse que guia o setor na melhoria de seus processos e aumento da competitividade perante outros modais de transporte.

1.1 Justificativa
O transporte aéreo de carga não se limita por fronteiras geográficas e tem o potencial de atingir, com rapidez, qualquer lugar no globo com qualidade e eficiênciapara empresas que operam no mercado nacional e internacional. Assim como o transporte de passageiros, o transporte de cargas sofre grande influência de mercados financeiros devido aos vultosos investimentos necessários para a sua operação e sua dependência da demanda dos meios produtivos.

Compreender como funciona o mercado de transportes de carga aérea e as suas especificações se faznecessário para o planejamento e gerenciamentos de uma ocasional cadeia logística que faça uso deste modal.















1.2 Objetivo Geral

Este trabalho tem como objetivo a análise da situação atual do transporte aéreo de cargas no Brasil, seus conceitos, vantagens e desvantagens bem como os custos envolvidos neste modal em crescimento no Brasil.

1.3 Objetivo Específico
Históriae origem do modal Aeroviário; Quais os tipos de navegação aérea; Vantagens e desvantagens do modal aéreo; Tipos de aeronaves; Os tipos de cargas que podem ser transportadas; Conhecimento de embarque aéreo; As tarifas de fretes; Demonstrar os custos envolvidos no mesmo; Quais são os órgãos reguladores; Transporte aéreo: Crise e desafios; O sistema aeroportuário Brasileiro.

2 HISTÓRICO DAAVIAÇÃO
2.1 Início da Aviação Comercial
Desde este 1º vôo que se tem notícia,em 1903,os progressos da Aviação foram ocorrendo de certa forma rapidamente. Em 1913 o avião já tinha passado por uma evolução técnica notável passando a ser utilizado como instrumento militar na primeira guerra mundial, demonstrando imenso potencial.

Com toda potencialidade verificada no período da Guerra, o avião passa ater a atenção voltada para a área comercial. No período entre a primeira e a segunda guerra mundial, estabelecem-se as primeiras linhas aéreas regulares.

2.2 No Brasil
A Aviação comercial teve inicio no Brasil em 1927. A primeira empresa a transportar passageiros foi a Condor Syndikat,ainda com uma matricula alemã.Em 22 de fevereiro deste mesmo ano a primeira linha regular foi iniciada nopaís,entre as cidades de Porto Alegre,Pelotas e Rio Grande.
Em junho, ainda em 1927 era fundada a primeira companhia aérea efetivamente brasileira, a Viação Aérea Rio-Grandense (VARIG).

2.3 Históricos do Transporte de Carga Aérea
Tão antigo quanto á aviação comercial é a necessidade de transporte de carga por via aérea. No seu início, a aviação comercial dava sua importância às cargas....
tracking img