Moda e noveça

2509 palavras 11 páginas
O figurino de “Avenida Brasil” e sua repercussão na moda popular

Jéssica Luna Magalhães, Universidade Federal do Ceará.
Maria Dolores Brito Mota
Resumo
Este artigo apresenta uma análise dos efeitos que o figurino da novela “Avenida Brasil” (apresentada no horário das 21 horas pela Rede Globo de Televisão) causam na composição da moda popular brasileira. A pesquisa centrou-se na percepção do padrão de vestimenta de determinadas personagens que podem ser vistos frequentemente em revistas, lojas e outros meios de divulgação de moda com grande alcance popular. Assim, este estudo propõe-se a analisar os entrelaçamentos entre moda, identidade, cultura e mídia, fazendo um paralelo entre ficção e realidade.

Palavras chaves: telenovela, moda, influência, figurino.

Introdução
A atuação da televisão como influência direta no comportamento das pessoas é bastante considerável, visto que o telespectador surge atualmente como alvo constante de uma publicidade disfarçada que encanta, seduz e muitas vezes até aliena. Nesse contexto as novelas funcionam como um reflexo perfeito da vida das pessoas, fazendo com que elas se enxerguem nas tramas e assimilem de forma rápida e concreta todo o conteúdo e estilo de vida dos personagens.

Gírias, estilo de cabelo e maquiagem, carros e músicas são transportados para o cotidiano das pessoas de uma forma bastante natural e a moda, obviamente, não poderia ser esquecida. Assim, o estilo dos personagens passa a ser copiado e os figurinos exibidos nas novelas passar a ser objetos de desejos das pessoas.

Diante de tamanha influência e repercussão temos a televisão, mas especificamente as novelas, como um aliado de poder na divulgação e propagação de produtos de moda e estilos de se vestir, garantindo ao mercado popular da moda, que abrange um público muitas vezes não detentores de um estilo próprio, o controle da preferência de compra dessas pessoas favorecendo uma parcela do mercado da moda e acelerando a popularização de

Relacionados