Miguel torga

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2301 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Miguel Torga, pseudônimo literário do médico Adolfo Correia da Rocha, nasceu em São Martinho da Anta (Trás-os-Montes), Portugal em 1907.
Depois de sua breve estadia na cidade do Porto, frequentou por um ano o seminário em Lamego.
Veio para o Brasil em 1920 para trabalhar na fazendo de seu tio, regressou a Portugal acompanhado com o mesmo que se prontificou a custear os seus estudos emCoimbra., Em três anos concluiu o curso do Liceu, logo depois foi para a faculdade de medicina, onde terminou o curso no ano de 1933.
Exerceu a profissão na sua terra natal, passou por Miranda do Corvo, mas foi em Coimbra que acabou fixando-se definitivamente como otorrinolaringologista em 1941, pouco sociável, mitigou a solidão rodeando-se de livros.
Após ter entrado para a Universidade, iniciousua obra literária com os livros Ansiedade e Rampa.
Em 1936 passou a usar o pseudônimo que o imortalizou, desde a década de 30 até 1944, escreveu uma obra vasta e marcante, em poesia, prosa e teatro.
Foi várias vezes candidato ao Prêmio Nobel da Literatura, ganhou vários prêmios, entre eles o grande Prêmio Internacional de Poesia e, em 1985, o Prêmio Camões.
A sua poesia reflete as apreensões,esperanças e angústias do seu tempo, no volume do seu Diário, em prosa e em verso, podemos encontrar crítica social, apontamentos de paisagens, esboço de contos, apreciações culturais e magníficos textos da mais alta poesia. Toda sua obra, embora multifacetada, é expressão de um indivíduo vibrante e enternecido pelas criaturas, muito ligado a sua terra natal.
O autor faleceu em 1995 e em 1996fundaram o Circulo Cultural Miguel Torga.








Características Autorais

Torga projeta na sua escrita as suas preocupações como o ser humano, as suas limitações e a sua necessidade de transcendência. Há um sofrimento magoado, feito desassossegado, que tanto permite a esperança como conduz ao desespero.

A Temática de Torga apresenta três grandes pilares:

1 - Problemáticareligiosa: revolta da inocência humana contra a divindade transcendente, negação de Deus e obsessão da sua presença, máxima realização humana do divino e necessidade de o homem procurar a sua verdade na terra (parece recear o absoluto, esforça-se por negar Deus, mas reconhece a Sua existência e socorre-se da linguagem religiosa).

2 - Desespero humanista: apego aos limites carnais, terrenos e arevolta espontânea contra esses limites, sentimento de solidão e experiência do sofrimento, rebeldia contra os limites do homem e busca do caminho da esperança e da liberdade. É um desespero porque reconhece os seus limites. Nos poemas desta temática há uma indecisão. Poesia intelectual preocupada com a denúncia do sofrimento humano.
O homem é a sua grande aposta, há um desejo de captar o enigma,o sentido do homem.











3 - Sentimento telúrico: apologia de um sentido terreno, instintivo, a terra é o local concreto e natural do homem, inspiração genesíaca, ligação de uma terra com o sagrado e mito de Anteu (só na ligação à sua terra o poeta se sente retemperado da luta que trava com Deus e contra o seu destino de homem; o sentimento de identificação com a terra projeta-senum amor por Portugal e pela Ibéria; canta o mundo agrário).

- Inspiração genesíaca: a terra é o lugar da realização do ser humano e da ligação ao sagrado.

- Na terra fértil, a fecundação permite a vida do homem que se produz na busca de novas vidas.

- O homem deve ser capaz de realizar-se no mundo, de unir-se à terra e de ser-lhe fiel para que a vida tenha sentido e o próprio sagrado seexprima.

- A terra surge como o ventre materno e que procria.

- Busca na terra a sua verdade universal, mas sente a condição humana com todos os seus limites.

- Ama a terra e nela vê a cura para os seus males (poder terapêutico).












Outros Temas:

- A poesia como denuncia e expressão de revolta.
- Discurso confessional e reflexivo.
- A visão positiva da...
tracking img