Moda no mundo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1763 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Moda no mundo

A representação mais antiga que possuímos os egípcios c.3000 a.C usava uma tanga feita de tecido, enrolados várias vezes ao redor do corpo e presa por um cinto. Além disso, uma manta ou pele mosqueada pendia-lhes dos ombros foi acrescentado uma espécie de saia justa, de uma peça só, feita com tecido caro, e presa também por um cinto.
O traje também variava em largura.Às vezes era largo e solto, e outras vezes tão justo que é difícil entender como era possível caminhar com ele.
O traje mais primitivo consistia em uma espécie de saia e uma capa. No reinado de Davi, por influência dos assírios e dos fenícios, os tecidos foram aos poucos tornando-se melhores e mais requintados, mas em temos gerais, o corte original manteve se ampla aceitação c.1000 a.C.O traje masculino incluía uma espécie de camisa de corpo inteiro, com mangas de comprimento variável, e uma peça de tecido retangular que se enrolava ao redor do corpo da forma como se desejasse. Uma camisa nem sempre era considerada suficiente, e por isso alguns homens usavam duas: a de abaixo era de linho e mais longa que a de cima feita de lã.
Uma peça bastante ornamental dotraje dos hebreus era o cinto, usados para manter firme nos quadris a roupa debaixo. Era feito de couro, mas com o passar do tempo passou com um tecido caro, entremeado de ouro, ou com metal enfeitado de pedras preciosas. Por cima usava-se o tradicional manto semelhante a u ma capa. Ultimo tipo era uma peça importante do guarda-roupa do sumo sacerdote, e a exemplo da capa retangular, era ornamentonas quatro extremidades com borlas de cor púrpura, como recordação das leis Jeová.
A sobreveste era muito simples constava apenas de duas peças idênticas de tecido, que tanto podia ser retangular quanto ter suas extremidades inferiores arredondadas. As duas peças eram costuradas nos ombros, e as laterais permaneciam abertas. O traje dos citas sármatas e dácios e especialmenteinteressante. O citas (c.700 a.C.) usavam calças compridas, camisas semelhantes a batas e capa muito parecidas com a dos povos teutônicos.
Todas as tribos citas vestiam-se de modo semelhante. Os homens usavam calças bem largas e um casaco aberto na frente, preso à cintura por cinto. Às vezes o casaco descia por sobre as calças as vazes era usado por dentro delas.
Uma era de grandedesenvolvimento da civilização do antigo Egito de 2000-1500 a. C. Devido a ausência de registros escritos os processos e métodos de manufatura, a indumentária desse período é do mais alto interesse, tendo em vista sua ligação com os trajes de outros povos. Nossa atenção é especialmente atraída pelo traje usado pelas mulheres. Quase todas as figuras masculinas, esguias e musculosas, usam uma tangacom magníficos motivos decorativos esplêndidos ornamentos. As capas muito amplas que cobrem o corpo todo, dando-lhe um aspecto volumoso. As mulheres também, ao que parece usavam a tanga curta, mas podemos encontrá-las vestindo saias de um feito quase fantástico, que revelam conhecimento altamente desenvolvido da técnica de confecção de roupas.
Essas saias são feitas em camadasseparadas por faixas de requintados orçamentos. Há até mesmo exemplos dos chamados volanis ou babado, são tiras estreita de tecido decorado que protegem umas sobre as outras e, a julgar pelas linhas perpendiculares, dispostas em um belo plissado por sobre elas cai uma espécie de avental redondo. A cintura é esguia e envolta por um cinto torcido. A parte superior do corpo veste uma peça com mangas,costurada no ombro, que, no entanto deixa o peito à mostra.
O adorno de cabeça dessas mulheres magnificamente vestidas é um rolo, parecido turbante, feito com tecidos decorados ou um barrete alto. As figuras de mulheres das classes baixas só estão vestidas cintura para baixo. A forma de um sino é bastante acentuada, larga na barra afilando-se rapidamente para cima e ajustando-se...
tracking img