O ensino de geografia no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1853 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O ENSINO DE GEOGRAFIA NO BRASIL

Os estudantes que iniciam sua vida acadêmica chegam na universidade com uma idéia de geografia restrita à descrição do quadro natural da Terra. Essa percepção vai sendo alterada ao longo do curso. No primeiro momento essencialmente no discurso, embora não na prática: depois no desenvolvimento do curso, cada vez mais os alunos tentam exercitar na prática odiscurso ao qual aderiram.
O início da graduação é muito difícil, pois os estudantes foram mal acostumados com disciplinas fáceis e de decorar, e estes se deparam com uma série de fatores como a dificuldade com os textos que para eles parece difícil e que na verdade são diferentes.
O aluno que queira realizar um bom curso precisa ir em busca não só de um diploma, mas de uma bagagem intelectual queos façam adquirir valores éticos de caráter e cidadania. E, além disso, é preciso ter senso crítico, pois a geografia dever ser debatida, interpretada e analisada para podermos entender o homem a natureza.
Geralmente, os alunos iniciantes têm visão de que essa Ciência estude a Terra e seu espaço físico através dos seus vários aspectos (relevo, vegetação, climas, solos, hidrografia, litosfera,etc). Mas há exceções, pois tem alguns que expressam alguma coisa além do quadro natural, embora tenham estudado (nem que seja apenas para a realização do vestibular), aspectos da geografia humana e todos os livros tratam além da geografia física. Dos alunos iniciantes apenas um se refere para além quando diz: “Geografia é estudar o espaço físico dos planetas, os rios, universo, enfim, tudo que serelaciona com o mundo político”.
Os anais adiantados no curso expressam mais esta abrangência: "É uma ciência que estuda as transformações do meio em que vivemos – o espaço". "É o estudo da paisagem, da configuração do espaço relacionado aos fatos históricos". "E a ciência que estuda os espaço, a sociedade, o meio em que vivemos". "É a relação espaço/tempo e evolução do meio". "É a ciência quefaz a ligação do homem com o meio ambiente, que auxilia na interação e no desenvolvimento de ambos". Outros têm uma compreensão mais ampla e abrangente do que seja a geografia: "É uma ciência que estuada o espaço como um todo inseparável, estabelecendo e analisando as relações dos elementos que compõe o espaço, a fim de compreendê-lo e também transformá-lo". "Ciência que estuda o espaçoestabelecendo relações entre o homem como agente de transformação e análise do espaço, sua formação".
Mas na medida em que os alunos vão cursando a graduação, vão ampliando e diferenciando o entendimento de geografia que traziam da experiência de aluno do ensino médio e já enxergam mais facilmente a dimensão dessa ciência.
Podemos observar que o ensino da geografia tem passado por significativastransformações, ou seja, ela deixa de ser uma matéria tida como "decoreba", pois até então os profissionais da área a ensinavam dessa forma, e passa ter como objetivo fundamental à formação de sujeitos interessados pelo mundo em que vivem, fazendo parte da realidade e que exerçam a sua cidadania.
Há o interesse na formação de pessoas críticas que com embasamento na ciência comecem a ter seus própriospensamentos.
O profissional da geografia precisa, para exercer plenamente o seu trabalho, tanto como pesquisador quanto como educador, de duas funções: a função técnica e a função social.
* Função Técnica: é toda a instrumentalização, unida à parte teórica que este profissional utiliza para realizar concretamente o seu trabalho. Ex.: Aparelho de retro-projetor, filmes, jornais e muitos outros.* Função Social: saber trabalhar com grupos de pessoas, usando de diálogo, o professor ou pesquisador não podem ficar preso ao seu casulo, auto-suficiente, tem que estar totalmente aberto às discussões, sabendo que seu dever não é somente de passar informações, mas de formar cidadão interessados.
O professor que sai habilitado ao exercício do magistério em geografia, num e noutro tipo de...
tracking img