Mobilidades locais e globais.docx

3912 palavras 16 páginas
MOBILIDADES LOCAIS E GLOBAIS

Conheço vários exemplos de fluxos migratórios e, normalmente cada vez mais, a causa é o desemprego e a possibilidade de se ganhar mais dinheiro noutro país. Tenho muitos amigos que emigraram, e quase todos a causa foi a possibilidade de se ganhar mais dinheiro, a maior parte emigrou para Inglaterra, França, Suíça ou Luxemburgo.

Normalmente quando se pensa em emigrar, as pessoas têm sempre em conta alguns fatores que são muito importantes para se ter sucesso, como a língua, a taxa de desemprego e, se possível, ter lá algum amigo que nos possa orientar ao início. Normalmente os países europeus preferidos são os que se encontram mais no centro da Europa, isto devido à sua boa localização, que facilita às empresas situarem-se nesses países e poderem exportar os seus produtos para os restantes países da Europa. Desta forma torna-se mais fácil e barata a exportação dos seus produtos. Alguns desses meus amigos que emigraram estão hoje com trabalho fixo e têm um bom ordenado. Emigraram porque a possibilidade de emprego é melhor, bem como o ordenado que é muito acima da média de Portugal, mas também houve alguns que tentaram e não conseguiram. Estes, após algum tempo, estavam de regresso à aldeia, e alguns até em pior estado financeiro do que quando partiram. Os que tiveram êxito, esses, a maior parte conseguiram-no porque tiveram ajuda de familiares ou amigos que já lá se encontravam, por isso, em minha opinião, para se emigrar à que pensar muito bem antes de nos aventurarmos.

Na Europa sei que um dos países preferidos dos portugueses para emigrar é o Luxemburgo, isto porque já lá existe uma grande comunidade portuguesa que, depois se acabam por ajudar uns aos outros, e quase toda a gente tem um amigo no Luxemburgo. Outra causa é a língua, o francês e que, para a maior parte dos portugueses, não é difícil porque é uma das línguas que temos de aprender nas escolas e, por fim, embora o Luxemburgo seja o país menor da Europa, a sua

Relacionados