Mobilidades locais e globais.docx

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3912 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MOBILIDADES LOCAIS E GLOBAIS

Conheço vários exemplos de fluxos migratórios e, normalmente cada vez mais, a causa é o desemprego e a possibilidade de se ganhar mais dinheiro noutro país. Tenho muitos amigos que emigraram, e quase todos a causa foi a possibilidade de se ganhar mais dinheiro, a maior parte emigrou para Inglaterra, França, Suíça ou Luxemburgo.

Normalmente quando se pensa ememigrar, as pessoas têm sempre em conta alguns fatores que são muito importantes para se ter sucesso, como a língua, a taxa de desemprego e, se possível, ter lá algum amigo que nos possa orientar ao início. Normalmente os países europeus preferidos são os que se encontram mais no centro da Europa, isto devido à sua boa localização, que facilita às empresas situarem-se nesses países e poderemexportar os seus produtos para os restantes países da Europa. Desta forma torna-se mais fácil e barata a exportação dos seus produtos.
Alguns desses meus amigos que emigraram estão hoje com trabalho fixo e têm um bom ordenado. Emigraram porque a possibilidade de emprego é melhor, bem como o ordenado que é muito acima da média de Portugal, mas também houve alguns que tentaram e não conseguiram. Estes,após algum tempo, estavam de regresso à aldeia, e alguns até em pior estado financeiro do que quando partiram. Os que tiveram êxito, esses, a maior parte conseguiram-no porque tiveram ajuda de familiares ou amigos que já lá se encontravam, por isso, em minha opinião, para se emigrar à que pensar muito bem antes de nos aventurarmos.

Na Europa sei que um dos países preferidos dos portuguesespara emigrar é o Luxemburgo, isto porque já lá existe uma grande comunidade portuguesa que, depois se acabam por ajudar uns aos outros, e quase toda a gente tem um amigo no Luxemburgo. Outra causa é a língua, o francês e que, para a maior parte dos portugueses, não é difícil porque é uma das línguas que temos de aprender nas escolas e, por fim, embora o Luxemburgo seja o país menor da Europa, a sualocalização na Europa torna-o um dos países mais centrais e um dos preferidos pelas empresas para se fixarem e puderem exportar os seus produtos com custos mais baixos de transporte para os restantes países da Europa. Os portugueses são conhecidos como um povo que gosta muito de emigrar e, devido a isto, já se encontra em quase todos os países uma grande comunidade portuguesa.

(emigração)Quanto à emigração para países fora da Europa, os preferidos dos portugueses são os que têm língua oficial ou descendente do português, como o Brasil, Angola, Cabo-verde, Guiné, Timor, etc., ou então países que se encontram presentemente em forte expansão. Os países com a língua oficial portuguesa são o Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné, São Tomé e Príncipe, Timor e Moçambique. Eis agora algunsexemplos de palavras lusófonas utilizadas em Portugal, que são utilizadas especialmente no português do Brasil:
grampeador – agrafador
banheiro – casa de banho
geladeira – frigorifico
café-da-manhã – pequeno almoço
suco – sumo
freio – travão

(países de língua oficial portuguesa)

Em todos os países de língua oficial portuguesa, embora o português não seja uma das línguas obrigatórias nassuas escolas, existem em todos eles escolas portuguesas que nos últimos anos têm registrado um crescimento significativo, principalmente em Timor, Angola, Moçambique e Macau, que têm escolas implementadas pelo Governo português, mas o Governo também está a planear abrir mais escolas em alguns outros países, tais como Cabo Verde e São Tomé e Príncipe e, ainda, em alguns países com fortes comunidadeslusas, que é o caso de França, Venezuela e África do Sul.
Relativamente à imigração e às influências culturais trazidas pelos nossos imigrantes, assim como as diferenças musicais, culinárias, desportivas, e cinematográficas, conheço muitas. É comum em Portugal ouvirem-se vários estilos de música, comer pratos típicos de outros países, jogar jogos oriundos de outros países, ou ver filmes...
tracking img