Fundos de investimentos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5709 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PRINCÍPIOS DE INVESTIMENTOS, CONCEITOS E
FUNDOS DE INVESTIMENTOS















São Paulo



INTRODUÇÃO
Os fundos de índices, conhecidos no mundo todo como ETFs (Exchange Traded Funds), são fundos espelhados em índices e suas cotas são negociadas em Bolsa da mesma forma que as ações. É um tipo de investimento inovador no Brasil, mas que vem registrando um crescimentoconstante no volume de ativos. Investir em ações faz parte da categoria de renda variável de investimentos. E como todo investimento de renda variável, está relacionado a fatores externos, que trazem alguns riscos para o seu negócio. Ou seja, a rentabilidade do seu investimento não pode ser garantida.
ETF é a abreviação de Exchange Traded Fund, que é uma unidade negociável na Bolsa de Valores como sefosse uma ação, mas que reúne um número variável de ações. Cada ETF se propõe a representar determinado índice de ações ou um segmento setorial de ações, ou ainda ações de determinados países. Há ainda os ETF Ultra short que operam com venda de grupos de ações a descoberto e se beneficiam dos períodos de queda das cotações das ações, já que as ações serão cobertas pela compra posterior à venda,estando elas a preços mais baixos.










FUNDO DE INDICE - IBOVESPA
O Ibovespa é um índice de mercado que mede o retorno de um investimento em uma carteira teórica calculada pela BM&FBOVESPA, composta pelas ações emitidas por companhias que respondam por mais de 80% (oitenta por cento) do número de negócios e do volume financeiro verificados no mercado à vista (lote-padrão) daBM&FBOVESPA. A administração do patrimônio do ETF Ibovespa é realizada pelo Citibank DTVM, e sua gestão pela BlackRock – uma das maiores empresas de gestão de investimentos do mundo. Listado na BM&FBOVESPA desde 19 de Novembro de 2008, este Fundo de Índice pertence à família de ETF IShares, sendo também conhecido pelo termo ISHARES BOVA.
O QUE É PRECISO PARA INVESTIR
Quem pode investir: Qualquerpessoa
Como investir: para investir diretamente em fundos de índices (ETFs) você precisará ser cliente de uma corretora. Elas possuem especialistas que poderão ajudá-lo esclarecendo todas as suas duvidas.
ETFS – FUNDOS DE ÍNDICES

Os fundos de índices, conhecidos no mundo todo como ETFs (Exchange Traded Funds), são fundos espelhados em índices e suas cotas são negociadas em Bolsa da mesma formaque as ações. É um tipo de investimento inovador no Brasil, mas que vem registrando um crescimento constante no volume de ativos. Ao adquirir cotas de um determinado Fundo, o investidor passa a deter todas as ações componentes do índice a ele relacionado, sem ter de comprar separadamente os papéis de cada empresa. Desta forma, os Fundos de Índices podem proporcionar maior praticidade, rapidez eeficiência no momento de investir, além de facilidade para acompanhar seu desempenho, que está associado ao do respectivo índice.
Existem ainda ETFs que representam letra do tesouro, títulos hipotecários, bônus de empresas e mesmo commodities isoladas como ouro e petróleo. Todos estes instrumentos são lastreados em títulos que visam dar rentabilidade igual aos objetivos anunciados.
O ETF éestruturado no momento da demanda e desfeito com sua venda. A montagem e desmontagem é feita por instituições financeiras gestoras deste tipo de produto. Os ETFs pagam dividendos ou juros, conforme seus componentes enquanto estão na posse do investidor. A forma mais comum de utilizar o ETF é a de aposta na valorização dos papéis que os compõem, para vendê-lo por um preço superior ao da compra. O iSharesIbovespa Fundo de Índice busca obter retornos de investimentos que correspondam, de forma geral, à performance, antes de taxas e despesas, do Índice Bovespa. O Índice Bovespa é um índice de mercado que mede o retorno de um investimento em uma carteira teórica calculada pela BM&FBOVESPA, composta pelas ações emitidas por companhias que respondam por mais de 80% (oitenta por cento) do número de...
tracking img