Mnt frota

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4047 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
COTEQ-000 SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA DE MANUTENÇÃO APLICADA EM FROTAS DE VEÍCULOS PESADOS Dr. Daniel Enrique Castro1, Luiz Gustavo de Souza 2.

Copyright 2007, ABENDE, ABRACO e IBP Trabalho apresentado durante a 9ª. COTEQ – Conferência Internacional sobre Tecnologia de Equipamentos, em Salvador/BA, no mês de junho de 2007. As informações e opiniões contidas neste trabalho são de exclusivaresponsabilidade do(s) autor(es). Sinopse A manutenção veicular deve garantir a confiabilidade dos veículos, minimizando a probabilidade de acidentes, ou seja, maximizando a segurança operacional durante toda a sua vida útil, e tudo isto a um custo razoável para os seus usuários. Estes aspectos são muito difíceis de serem gerenciados neste tipo de serviços. Acidentes de trânsito, perdas de carga edanos ambientais provocados por acidentes no transporte de produtos químicos é uma realidade comum nas frotas de transporte rodoviário no Brasil. Por outro lado, a complexidade tecnológica, principalmente com o advento da eletrônica embarcada, exige uma manutenção cada vez mais apurada dos veículos de transporte. O custo médio de manutenção no Brasil é, segundo dados da ABRAMAN (AssociaçãoBrasileira de Manutenção), de 4,4% em relação ao Produto Interno Bruto (PIB). No setor de transporte terrestre, a manutenção dos veículos pode chegar a até 20% do faturamento das empresas. Por causa destes números expressivos, é importante considerar a manutenção veicular com uma visão mais estratégica e crítica. Este artigo descreve a metodologia do PSV (Plano de Saúde Veicular), um sistema global demanutenção veicular via Web, que permite interligar oficinas e usuários, de maneira a otimizar o controle do processo de manutenção. Esta metodologia foi desenvolvida pelo Núcleo de Engenharia de Confiabilidade e Manutenção de Sistemas (NEC&MS) do CEFET-MG e é utilizada para controlar os serviços de manutenção de frotas de caminhões, com o objetivo de otimizar os processos de manutenção neste tipode veículos, permitindo que os usuários (proprietários de frotas) tenham o controle contínuo da condição operacional dos veículos e possam otimizar os intervalos de manutenção preventiva para maximizar o perfil de confiabilidade de todos os veículos da frota.

1 – Professor do Curso de Engenharia Industrial – CEFET-MG; Coordenador do curso Lato-Sensu em Engenharia de Manutenção (Abraman –IEC-PucMinas-BH);Coordenador do Curso MBA em Gestão de Manutenção (Abraman – IBMEC –BH). 2 – Graduando em Engenharia Industrial Mecânica e aluno de Iniciação Científica.

Introdução

Segundo a Associação dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA), a frota brasileira de veículos de transporte de cargas, é de aproximadamente 4 milhões de veículos, incluindo veículos comerciais leves, ônibuse caminhões. Na tabela 1 é mostrada a importância da participação do setor de transportes na economia brasileira. Participação relativa sobre o PIB (1) Empregos diretos gerados em (2) Total de carga movimentada em 2003 (3)
Fontes: (1) Balanço Energético Nacional – MME e IBGE -1.999 (2) Pesquisa Anual de Serviços – IBGE - 1999 (3) Anuário Estatístico – Geipot -2001

4,4% 1,2 milhões 746bilhões TKU 1

Tabela 1: Representatividade do setor de transportes na economia brasileira. Paralelamente a este quadro, o custo de manutenção neste setor é o mais alto quando comparado a outros setores da economia conforme ilustrado na tabela 2.

Tabela 2 – Custos com Manutenção em relação ao faturamento bruto (ABRAMAN – 2003). Os dados apresentados na Tabela 2 mostram que o setor de transportesapresenta os maiores custos de manutenção, quando comparado com outros setores produtivos. Outro grande problema decorrente da ineficiência do setor de transportes é o elevado nível de estoque de peças, necessário para garantir a disponibilidade dos veículos. Esta situação ocorre principalmente nas frotas que tem
1

Tonelada/km útil – Medida adotada para quantificar a produção de transporte...
tracking img