Mkt das havaianas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1146 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Marketing Havaianas
Havaianas é um dos casos de sucesso mais comentados no mundo dos negócios. Fala-se da propaganda com celebridades, da mudança de posicionamento da marca e do aumento do portfólio. Mas se o chinelo de borracha é hoje o mais celebrado no mundo, deve isso a uma mudança profunda no Mix de Marketing da marca que superou a sua categoria e virou artigo de moda.
As legítimascomeçaram a ser fabricadas em 1962 pela Alpargatas. Foi uma marca lançada para a classe média que, com o passar do tempo, todo mundo passou a usar e o resultado é que ela acabou se popularizando demais. Este era o problema,a massificação do produto, por incrível que possa parecer, levou a rentabilidade aos menores níveis nos anos 1980 e o enquadrou na categoria de commodity.
Com a fabricação de um únicomodelo, a operação corria riscos e não seriam apenas mudanças na comunicação que alteraria este cenário. A estratégia da Alpargatas para Havaianas foi provocar uma mudança drástica no mix de marketing. Mexemos em todos os compostos de marketing.
O marco Top

Com o novo posicionamento posto em prática em 1994, logo ouve a ideias de criar outros modelos do chinelo. A estreia foi com a linhaHavaiana Top que, com novas cores e formatos diferenciados, criaram uma segmentação do produto. Logo, a distribuição também passou a ser focada em nichos de mercado. Cada ponto de venda recebia um modelo diferente de acordo com seu tarje.
Muitas mudanças ocorreram, uma delas foi na exposição do produto no ponto de venda. Ao invés das grandes cestas com os pares misturados, criou-se um display paravalorizar o produto e facilitar escolha e, claro, impulsionar as vendas.
Agora sim, com o produto certo para as pessoas certas, muda-se a comunicação. Deixa-se de falar sobre o produto (as tiras não soltam e não tem cheiro), para destacar o usuário e suas atitudes. Entre as estratégias está o patrocínio de eventos de moda e o trabalho de assessoria de imprensa e RP junto aos formadores de opinião ea imprensa. Nos anúncios para TV, jornais e revistas, as campanhas mostravam o espírito de boas coisas brasileiras com artistas famosos colocando o pé à mostra com suas Havaianas Top. Com cenas irreverentes, os comerciais fizeram com que a marca fosse querida pelas pessoas.


Referencia da foto: http://mundodomarketing.com.br/cases/mercado/330/havaianas-o-chinelo-que-virou-artigo-de-moda.htmlAbaixo alguns modelos de Havaianas para visualização.

[pic]







Analise das Unidades de Negócios – Matriz BCG

O objetivo da empresa ao fazer a analise de negócios é identificar e investir nos negócios mais lucrativos e reduzir ou abandonar os investimentos nos negócios mais fracos.

Identificam-se os principais negócios (unidade Estratégica de Negócios) eentão, classificam-se cada um deles de acordo coma matriz de crescimento/participação da Boston Consulting Group.

As sandálias Havaianas estão na categoria ESTRELAS no portfólio de produtos da Alpargatas. A marca é o carro chefe da empresa e responsável por cerca de 50% do faturamento. O produto alto crescimento e grande participação no mercado. E a empresa tem utilizado estratégias para mantero produto na categoria Estrelas evitar que se transforme em Vaca-leiteira.















Analise Matriz SWOT

Analise de Marketing - HAVAIANAS

[pic]



Plano de Marketing

Definições de objetivos e estratégias – Matriz Ansoff

O objetivo da Análise da Matriz Ansoff é identificar as oportunidades de mercado e definir estratégias para o crescimento de mercado eproduto.

Abaixo estratégias e objetivos da Alpargatas para Havaianas.

Objetivo:

• Desenvolvimento de mercado – baixo risco produto, alto risco mercado.

• Penetração de mercado – possui baixo risco quanto ao mercado e ao produto.










Estratégias:

• Exportação para outros continentes além da America do Sul, entrar em um novo mercado.

• Investir no...
tracking img