Mitose e meiose

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1339 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Mitose
é o processo pelo qual as células eucarióticas dividem seus cromossomos entre duas células menores do corpo. Este processo dura, em geral, 50 a 80 minutos e é dividido em cinco fases[Nota]: Prófase, prometáfase, metafase, anafase e telófase. É uma das fases do processo de divisão celular ou fase mitótica do ciclo celular.
Definição
Um dos pressupostos fundamentais e principais dabiologia celular é o de que todas as células se originam a partir de células pré-existentes, à excepção do ovo ou zigoto que, nos seres vivos com reprodução sexuada, resulta da união de duas células reprodutivas (gâmetas), cada qual com metade da informação genética de seus ascendentes.
A mitose é um processo de divisão celular, já que, a partir de uma célula formada, originam-se duas células com amesma composição genética (mesmo número e tipo de cromossomos), mantendo assim inalterada a composição e teor de DNA característico da espécie (exceto se ocorrer uma mutação, fenômeno menos comum e acidental). Este processo de divisão celular é comum a todos os seres vivos, dos animais e plantas multicelulares até osorganismos unicelulares, nos quais, muitas vezes, este é o principal ou, até mesmo,o único processo de reprodução (reprodução assexuada).
Prófase
No início da mitose, numa célula diplóide, o centrossomo e os cromossomos encontram-se duplicados. Na prófase os cromossomos começam a se condensar, tornando-se visíveis ao microscópio óptico. Cada cromossomo é constituido por dois cromatídios unidos pelo centrômero, chamados cromossomos dicromatídeos. Depois, os centríolosdeslocam-se para pólos opostos da célula, iniciando-se, entre eles, a formação do fuso acromático ou fuso mitótico. Entretanto, o invólucro nuclear desorganiza-se e os nucléolos desaparecem. Essencial para a divisão dos cromossomos.
Prometáfase
A dissolução do envelope nuclear em fragmentos e seu desaparecimento marca o início da segunda fase da mitose, a prometáfase.[5] Os microtúbulosque emergem doscentrossomas nos pólos do aparelho mitótico atingem os cromossomas, agora condensados. Na região do centrómero, cadacromátide irmã possui uma estrutura proteica denominada cinetócoro. Alguns dos microtúbulos do aparelho
ligam-se ao cinotocoro, arrastando os cromossomas. Outros microtúbulos do aparelho fazem contacto com os microtúbulos vindos do pólo oposto. As forças exercidas por motoresproteicos associados a estes microtúbulos do aparelho movem o cromossoma até ao centro da célula.Ja se tornam visiveis por meio do microscópio óptico.
Metáfase
A metáfase (do grego μετά (meta, depois) e φάσις (fasis, estágio) é a fase mitótica em que os centrômeros dos cromossomos estão ligados às fibras cinetocóricas que provêm dos centríolos, que se ligam aos microtúbulos do fuso mitótico. É a fasemais estável da mitose.[6] Os cromatídeos tornam-se bem visíveis e logo em seguida partem-se para o início da anáfase. É nesta altura da mitose,que os cromossomos condensados alinham-se no centro da célula,[7] formando a chamada placa metafásica ou placa equatorial, antes de terem seus centrômeros repartidos em decorrência do encurtamento das fibras cinetocóricas pelas duas células-filhas,fazendo com que cada cromátide-irmã vá para cada pólo das células em formação.
Essa é a etapa em que os estudos do cariótipo são realizados, pois os cromossomos estão totalmente condensados.E tornam-se visiveis.
Anáfase
Quebram-se os centrômeros, separando-se os dois cromatídeos que passam a formar dois cromossomos independentes.[6] As fibrilas ligadas a estes dois cromossomos encolhem, o que faz comque estes se afastem (migrem) para pólos opostos da célula - ascensão polar dos cromossomos-filhos. O que leva a que no final, em ambos os pólos haja o mesmo número de cromossomos, com o mesmo conteúdo genético e igual ao da célula mãe.
Telófase
Na Telófase os cromossomos se descondensam,os cromossomos filhos estão presentes nos dois pólos da célula e uma nova carioteca organiza-se ao redor...
tracking img