Mitose e meiose

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1034 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

A mitose e a meiose são dois processos de divisão celulares, sendo que a mitose é do tipo em que ocorre desde o aparecimento da primeira célula do feto, até sua morte. Ela faz a duplicação das células, que se inicia desde a formação do feto e se estende até a sua morte. Já a meiose acontece com o intuito de produzir as células sexuais, sendo os espermatozoides nos homens e os óvulosnas mulheres. Os espermatozoides são produzidos conforme são utilizados, sendo que através da ejaculação o homem libera mais de 300 milhões de células. Os óvulos já estão formados nos ovários das mulheres desde o seu nascimento, sendo liberado um a cada mês após a puberdade que se inicia em torno dos doze/treze anos.
Sem a realização desses processos seria impossível a existência da vida, poiseles são de muita importância para o desenvolvimento de uma ser vivo, seja ele qual for, é necessário que todas as etapas dessa divisão ocorra normalmente para que tudo ocorra bem.

Mitose

A mitose se inicia com uma célula que contém um total de 46 cromossomos onde ocorre a duplicação do material genético. É um processo contínuo, sendo subdivido em: prófase, metáfase, anáfase e telófase. Esteprocesso é de extrema importância para que possamos nos desenvolver crescer e para poder repor as células perdidas, sendo um dos exemplos quando nos machucamos fazendo assim uma lesão de pele ou até mesmo quando perdemos sangue, que são simplesmente células.

Fases da mitose

Prófase: É quando a cromatina (DNA) que até então estava descondensada, começa a se condensar. Os centríolos começama se afastar-se para os polos, criando assim umas fibras, na qual é dado o nome de fibras do fuso acromático. A membrana nuclear desaparece junto com os nucléolos.

Metáfase: Tem como principal característica a disposição dos cromossomos bem no centro da célula, formando assim o que se chama de placa equatorial. Para que essa disposição ocorra, é necessário que os cromossomos se se condensamtotalmente e unem-se às fibras do fuso através dos centrômeros, que neste caso seria como o meio do cromossomo.

Anáfase: É a fase da separação. Nesta fase as fibras do fuso se encurtam em direção aos polos levando junto partes dos cromossomos, que a partir daí passa a constituir um cromossomo independente cada.
Obs.: Como uma célula de 6 cromossomos precisa originar 12 cromossomos, eladivide-se em partes durante a anáfase.

Telófase: Com os cromossomos já estando nos polos junto com os centríolos, a cromatina começa a se descondensar, ressurgem a membrana nuclear e os nucléolos, e a célula se divide. A divisão recebe o nome de citocinese, sendo que ela pode-se dar de duas formas: se a célula for vegetal ela é centrífuga, se for animal ela será centrípeta. Após a telófase, as célulasvoltam à interfase.

Ilustração mostrando como ocorre a mitose

Meiose

É um processo de divisão celular, pelo qual uma célula diploide se divide em quatro células haploides, reduzindo assim à metade o número de cromossomos constante de uma espécie. Ela é subdividida em duas etapas: meiose I e meiose II.
Na primeira etapa, denominada reducional, ocorre a diminuição no número decromossomos. Na segunda, equacional, o número de cromossomo das células que se dividem é mantido igual aos das células que se formam.
A meiose pode ocorrer em diferentes ciclos da vida: na formação de gametas (meiose gamética), na produção de esporos (meiose espórica) e logo após a formação do zigoto (meiose zigótica).
Ambas as etapas possuem características marcantes, sendo descritas na ilustraçãoabaixo:

Fases da meiose I

Prófase I: Fase extensa, sendo constituída por 5 subfases:

* Leptóteno: Inicia a individualização dos cromossomos estabelecendo condensação, com maior compactação dos cromonemas;
* Zigóteno: Aproxima os cromossomos homólogos, sendo estes chamados de sinapse.
* Paquíteno: Nível máximo de condensação dos cromossomos, os braços curtos e longos ficam mais...
tracking img