Movimentos da vanguarda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2868 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Movimentos da Vanguarda.

Impressionismo

m Paris, no ano de 1874, pintores insatisfeitos com a pintura oficial acadêmica buscam novos caminhos para expressar a arte. Surge o Impressionismo. O Realismo, estilo antecessor, buscava uma postura diante da verdade social, não escondendo as sórdidas condições da vida real. O Impressionismo era pessoal, e não social, buscando mais a vivência doque a vida. Os impressionistas adotam as liberdades dos coloridos de Delacroix e Corot.  Em 15 de abril de 1874 ocorreu a primeira exposição, tendo Renoir, Degas, Pissarro, Cèzanne, Sisley, Berthe Morissot, Monet. Estes artistas foram vaiados pelos espectadores e pelos críticos, em virtude dos novos processos técnicos na pintura. Hoje o Impressionismo é considerado como o movimento maisrevolucionário desde a Renascença, abriu as portas para a Arte Moderna, apesar de terem sido considerados, pela crítica e pelo público, como falsos artistas, pois ignoravam as regras tradicionais e os princípios da verdadeira beleza na pintura.
A novidade do Impressionismo ofereceu ao mundo uma nova atitude e um espetáculo natural para os olhos. Não se preocupavam com os aspectos literários ou culturais,pois obedeciam somente a seus impulsos. A alegria das cores em suas telas e o brilho das luzes construíam uma visão espontânea e poética. O capitalismo, organizado e racionalizado, necessitava de aprimoramento técnico e incentivo às indústrias e a toda e qualquer inovação. O Impressionismo afirma-se como escola e também cria o desejo por inovações para acompanhar o dinamismo frente à vida e àscrescentes mudanças.  Portanto, é uma arte citadina. Os impressionistas buscam transmitir as sensações imediatas da luminosidade solar passageira sobre os objetos. Na natureza as cores e suas tonalidades estão constantemente em mutação em virtude da incidência solar. O pintor impressionista torna-se um alienado aos problemas sociais, não se interessando pelos valores psicológicos ou subjetivos, poisbusca o dinamismo do universo, onde nada existe de estático. Não adota mais o estúdio como ateliê, busca expressar-se ao ar livre. Desta forma a construção da tela adquire a rapidez na busca da realidade através da transição da luminosidade.
Nesta busca incessante eliminam-se as linhas, considerando-as abstrações, moldando os personagens e o cenário diretamente com suas pinceladas rápidas. Aspaisagens são examinadas tão somente pelos olhos do artista, que irá obedecer apenas à percepção sensorial no exato momento em que viu, são vistas com liberdade de expressão. Na imagem abaixo, o pintor se utilizou de diferentes momentos do dia para captar os efeitos de luminosidade solar criados sobre o mesmo objeto. São quatro telas da série Catedral de Rouen, do mestre Claude Monet.

FuturismoO futurismo é um movimento artístico e literário, que surgiu oficialmente em 20 de fevereiro de 1909 com a publicação do Manifesto Futurista, pelo poeta italiano Filippo Marinetti, no jornal francês Le Figaro. Os adeptos do movimento rejeitavam o moralismo e o passado, e suas obras baseavam-se fortemente na velocidade e nos desenvolvimentos tecnológicos do final do século XIX. Os primeirosfuturistas europeus também exaltavam a guerra e a violência. O Futurismo desenvolveu-se em todas as artes e influenciou diversos artistas que depois fundaram outros movimentos modernistas.
No primeiro manifesto futurista de 1909, o slogan era Les mots en liberté ("Liberdade para as palavras") e levava em consideração o design tipográfico da época, especialmente em jornais e na propaganda. Elesabandonavam toda distinção entre arte e design e abraçavam a propaganda como forma de comunicação. Foi um momento de exploração do lúdico, da linguagem vernácula, da quebra de hierarquia na tipografia tradicional, com uma predileção pelo uso de onomatopéias. Essas explorações tiveram grande repercussão no dadaísmo, no concretismo, na tipografia moderna, e no design gráfico pós-moderno. Surgiu na...
tracking img