Mitose e meiose

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (464 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Muitas pessoas confundem e até mesmo possuem dúvidas referentes a estes dois processos de divisão celular, sendo que para compreender de vez este assunto, que tal uma explicação básica e dequalidade? O nosso organismo está sempre em processo de divisão celular, sendo que existem dois tipos de divisão celular, a mitose e meiose, e nós realizamos ambos os processos, no entanto, em distintassituações. O importante em relação entre estes dois processos de divisão da célula é saber distinguir qual é qual, e isso é um processo simples e que precisa de um pouco de estudo e/ou até mesmo dememorização.

A mitose é o processo de divisão celular do tipo em que ocorre desde o aparecimento da primeira célula do feto, mesmo sendo o zigoto ou a célula-ovo, até a sua morte. Durante a geração do bebê noútero materno, é necessário que ocorra a duplicação das células para assim formar o um ser vivo, e é a partir deste ponto que se inicia o processo de mitose que se encerra apenas com a morte do servivo. O processo denominado mitose é de grande importância para que nós possamos nos desenvolver, crescer e repor as células perdidas, como por exemplo em uma lesão na pele ou quando perdemos sangue, oqual nada mais é do que células. A mitose se inicia com uma célula diplóide (2n), com o número de cromossomos total da espécie, sendo que no caso do ser humano, este total é 46. Em seguida ocorre umperíodo que é chamado de interfase, que é quando acontece a duplicação do material genético, para logo depois se iniciar o processo de divisão. Este processo de divisão é continuo, sendo dividido emquatro fases: a prófase, a metáfase, a anáfase e a telófase.

Já a meiose acontece com um intuito específico de produzirmos os gametas ou células sexuais, isto é, o espermatozóide e o óvulo, sendo queno homem os espermatozóides são produzidos na medida em que são utilizados, no qual através da ejaculação o homem libera mais de 300 milhões de células. Na mulher, os óvulos já estão formados...
tracking img