Oioioi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 89 (22076 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
FACULDADE DE COMUNICAÇÃO

AYMÉE FRANCINE LEITE BRITO
DIEGO YU SANTIAGO
REBECA CARDOSO MENEZES

NOTICIABILIDADE E VALORES NOTÍCIA: A REALIDADE DE SALVADOR PARA A GRANDE IMPRENSA SOTEROPOLITANA

Salvador
2012
AYMÉE FRANCINE LEITE BRITO
DIEGO YU SANTIAGO
REBECA CARDOSO MENEZES

NOTICIABILIDADE E VALORES NOTÍCIA: A REALIDADE DE SALVADOR PARA A GRANDEIMPRENSA SOTEROPOLITANA

Artigo apresentado à disciplina Teorias do Jornalismo, Universidade Federal da Bahia, como requisito para a avaliação final do semestre.

Salvador
2012

RESUMO

Não existe uma definição clara do que é ou não noticiável. Entretanto, existem diversos fatores que contribuem para a escolha de quais acontecimentos são possíveis de serem noticiados. A linha editorial, opúblico visado, a publicidade e as capacidades técnicas e estruturais da instituição responsável por cada veículo são apenas alguns dos pontos que determinarão a construção de um produto da forma como ele se apresenta.
Nesse trabalho, buscamos mostrar como a realidade soteropolitana é transmitida pelos quatro jornais de maior destaque na cidade: A Tarde, Correio*, Tribuna da Bahia e Massa!. A análisefoi feita a partir dos jornais veiculados entre dos dias 8 e 21 de junho de 2012 e baseada nos conceitos trazidos por Mauro Wolf, Gislene Silva e Nelson Traquina. O estudo se focou em torno da cobertura efetuada pelos jornais sobre três temas, a saber: a greve dos professores da rede estadual de ensino, o São João e a violência.

Palavras-chave:Teorias do Jornalismo - violência – greve – SãoJoão – Salvador – critérios de noticiabilidade – valor-notícia.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO5
1.1. Valores-notícia2
1.1.1. Valores-notícia de seleção substantivos3
1.1.2. Valores-notícia de seleção contextuais6
1.1.3. Valores-notícia de construção6
1.2. Critérios de noticiabilidade2
1.3. Agenda-setting e framing2

2. HISTÓRICO E PERFIL DOS VEÍCULOS ANALISADOS1
2.1. A Tarde2
2.2. Correio*22.3. Massa!2
2.4. Tribuna da Bahia2

3. ANÁLISE DOS JORNAIS1
3.1. Tema “Greve dos professores estaduais”2
3.2. Tema “São João”2
3.3. Tema “Violência”2

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS1

5. REFERÊNCIAS1

6. ANEXOS1

1. INTRODUÇÃO

TEM QUE FAZER :D

1.1. Valores-notícia

Esse artigo se baseia nas definições de valores-notícia segundo Traquina, que, por sua vez, parte dos conceitostrazidos por Wolf. Esse capítulo busca listar e explicar os conceitos trazidos por eles.
Para Wolf, os valores-notícia de seleção referem-se aos critérios que os jornalistas utilizam na seleção dos acontecimentos, isto é, na decisão de escolher um acontecimento como candidato à sua transformação em notícia e esquecer outro acontecimento. (TRAQUINA, 2005, p. 78. Grifos nossos.)
Os valores notícia seriamdivididos entre os de seleção e os de construção. Os primeiros são ainda divididos entre critérios substantivos e critérios contextuais.

1.1.1. Valores-notícia de seleção: Critérios substantivos

Os critérios substantivos dos valores-notícia de seleção dizem respeito a características dos próprios acontecimentos, à maneira como será avaliada diretamente a sua importância ou interesse comonotícia. São eles:

Morte: Para Traquina, “onde há morte, há jornalistas. A morte é um valor-notícia fundamental.”
Notoriedade: O nome e a posição hierárquica da personagem principal de um acontecimento são importantes como fator de noticiabilidade.
Proximidade: Pode ser cultural ou geográfica. Proximidade cultural nos diz que, dentro de uma cultura, determinados assuntos ganham maior relevânciado que receberiam em outros lugares com culturas diferentes. Proximidade geográfica se refere ao fato de que, geralmente, quanto mais próximos da área de cobertura do veículo, mais noticiáveis são os acontecimentos.
Relevância: Tem relação com o interesse público. Quanto mais impacto um acontecimento tem sobre a vida das pessoas, da cidade, do país, mai relevante ele se torna.
Novidade:...
tracking img