Mitologia Grega

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1196 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de março de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
Mitologia grega

O que é?
Mitologia Grega é um conjunto de mitos (histórias e lendas), sobre vários deuses, heróis, titãs, ninfas, e centauros. A Mitologia Grega originou-se da união das mitologias dórica e micênica. Seu desenvolvimento ocorreu por volta de 700 a. C.
Pode-se dizer que na Grécia Antiga a religião era politeísta, pois os gregos adoravam a vários deuses. Não existem escriturassagradas (como a Bíblia para os cristãos) a respeito da Mitologia Grega. As principais fontes a esse respeito foram escritas no século VIII a.C. por Hesíodo (Teogonia), e por Homero (Ilíada e Odisséia). Na Teogonia são tratadas a origem e a história dos deuses gregos. Nas narrativas Ilíada e Odisséia são descritos os grandes acontecimentos envolvendo heróis e deuses.

Como a mitologia gregasurgiu?
A mitologia grega surgiu da curiosidade que os gregos tinham de explicar a origem da vida e os problemas da existência. Eles enxergavam vida em quase tudo que os cercavam, e buscavam explicações para tudo. A imaginação fértil deste povo criou personagens e figuras mitológicas das mais diversas. Heróis, deuses, ninfas, titãs e centauros habitavam o mundo material, influenciando em suas vidas.Bastava ler os sinais da natureza, para conseguir atingir seus objetivos. A pitonisa, espécie de sacerdotisa, era uma importante personagem neste contexto. Os gregos a consultavam em seus oráculos para saber sobre as coisas que estavam acontecendo e também sobre o futuro. Quase sempre, a pitonisa buscava explicações mitológicas para tais acontecimentos. Agradar uma divindade era condiçãofundamental para atingir bons resultados na vida material. Um trabalhador do comércio, por exemplo, deveria deixar o deus Hermes sempre satisfeito, para conseguir bons resultados em seu trabalho.

Como tudo começou? (Segundo a mitologia grega)
Caos foi o primeiro deus a surgir no universo. Ele é uma mistura dos quatro elementos que compõe o mundo: terra, água, ar e fogo.

- Os deuses primordiais
Adeusa Terra: Terra é definida pelo epíteto: "de todas sede irresvalável sempre". é a segurança e firmeza inabaláveis, o fundamento de tudo, nela e por ela têm sua sede os deuses do Olimpo. Por isso diz-se que a Terra é a sagrada origem de tudo.

O deus Tártaro: O Tártaro é nevoento (Invisível) e fica no fundo da Trra de largos caminhos. O fundo da Terrá é o abismo onde se anula todo o sentido dedireção e onde a única possibilidade que se dá é a queda cega, sem fim e sem rumo. A localização do Tártaro "no fundo da Terra" e sua natureza simetricamente negativa quanto à da Terra aproximam-no e aparentam-no a Caos.

O deus Eros: Eros é a potestade que preside à união amorosa, o seu domínio, estende-se irresistível sobre deuses e homens ''. Ele é o desejo de acasalamento que avassala todosos seres.

Os deuses
Os deuses, além de ter forma humana, tinham sentimentos humanos como amor, inveja, traição, ira, entre outros. Suscetíveis a esses sentimentos, era comum os deuses se apaixonarem por humanos e com eles terem filhos. Alguns heróis da Mitologia Grega eram filhos de deuses e humanos. Os deuses, diferentes de seus filhos, eram imortais.

Os principais deuses da MitologiaGrega
Os deuses do Olimpo são os deuses mais poderosos dos vários grupos de deuses. Os deuses do Olimpo se dividem em várias classes. A classe superior é formada pelos seguintes deuses:
Zeus - governante dos demais deuses.
Hera – deusa que protegia casamentos (irmã e esposa de Zeus).
Apolo - deus da luz, poesia e da música.
Atena - deusa da sabedoria.
Afrodite - deusa do amor e da beleza.
Ares- deus da guerra.
Poseidon - deus do mar
Hefesto - deus do fogo
Ártemis - deusa da caça
Héstia - deusa do coração e da chama sagrada
Deméter - deusa da agricultura.
Hermes - mensageiro dos deuses.
A classe inferior dos deuses é formada por:
Hades - deus dos infernos (irmão de Zeus)
Dioniso - deus do vinho, em algumas regiões era tão importante quanto Zeus.
Pã - deus das florestas....
tracking img