Mitologia grega

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2886 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Mitologia Grega
1 INTRODUÇAO
A mitologia grega é o estudo dos conjuntos de narrativas relacionadas aos mitos dos gregos antigos, de seus significados e da relação entre eles e os povos-considerados, como advento do cristianismo, como meras ficções alegóricas. Para muitos estudiosos modernos, contudo, entender os mitos gregos é o mesmo que lançar luz sobre a compreensão da sociedade grega antigae seu comportamento, bem como suas práticas ritualísticas. O mito grego explica as origens do mundo e os pormenores das vidas e aventuras de uma ampla variedade de deuses, deusas, heróis, heroínas e outras criaturas mitológicas.Ao longo dos tempos, esses mitos foram expressos através de uma extensa coleção de narrativas que constituem a literatura grega e também na representação de outras artes,como a pintura da Grécia Antiga e a pintura vermelha em cerâmica grega. Essa literatura abrange as mais conhecidas fontes literárias da Grécia Antiga: os poemas épicos Ilíada e Odisséia (ambos atribuídos a Homero e que focam sobre os acontecimentos em torno da Guerra de Tróia, destacando a influência de deuses e de outros seres), e também a Teogonia e Os Trabalhos e os Dias, ambos produzidos porHesíodo.

2 OS PRINCIPAIS SERES MITOLÓGICOS DA GRÉCIA ANTIGA

HERÓIS: seres mortais, filhos de deuses com seres humanos. Exemplos: Herácles ou Hércules e Aquiles.
NINFAS: seres femininos que habitavam os campos e bosques, levando alegria e felicidade.
SÁTIROS: figura com corpo de homem, chifres e patas de bode.
CENTAUROS: corpo formado por uma metade de homem e outra de cavalo.
SEREIAS:mulheres com metade do corpo de peixe atraíam os marinheiros com seus cantos atraentes.
GÓRGONAS: mulheres, espécies de monstros, com cabelos de serpentes. Exemplo: Medusa.
QUIMERAS: mistura de leão e cabra, soltavam fogo pelas ventas.
O MINOTAURO: É um dos mitos mais conhecido. Esse monstro tinha corpo de homem e cabeça de touro. Forte e feroz, habitava um labirinto na ilha de Creta.Alimentava-se de sete rapazes e sete moças gregas, que deveriam ser enviadas pelo rei Egeu ao Rei Minos, que os enviavam ao labirinto. Muitos gregos tentaram matar o minotauro, porém acabavam se perdendo no labirinto ou mortos pelo monstro.
Certo dia, o rei Egeu resolveu enviar para a ilha de Creta seu filho, Teseu, que deveria matar o minotauro. Teseu recebeu da filha do rei de Creta, Ariadne, um novelo delã e uma espada. O herói entrou no labirinto, matou o Minotauro com um golpe de espada e saiu usando o fio de lã que havia marcado todo o caminho percorrido.
DEUSES GREGOS: De acordo com os gregos, os deuses habitavam o topo do monte Olimpo, principal montanha da Grécia Antiga. Deste local, comandavam o trabalho e as relações sociais e políticas dos seres humanos. Os deuses gregos eram imortais,porém possuíam características de seres humanos. Ciúmes, inveja, traição e violência também eram características encontradas no Olimpo. Muitas vezes, apaixonavam-se por mortais e acabavam tendo filhos com estes. Desta união entre deuses e mortais surgiam os heróis.

2.1 OS PRINCIPAIS DEUSES GREGOS

ZEUS - deus de todos os deuses, senhor do Céu.
AFRODITE - deusa do amor e da beleza.POSEIDON - deus dos mares.
HADES - deus dos mortos, dos cemitérios e do subterrâneo.
HERA - deusa dos casamentos e da maternidade.
APOLO - deus da luz e das obras de artes.
ARTEMIS - deusa da caça.
ARES - divindade da guerra.
ATENA - deusa da sabedoria e da serenidade. Protetora da cidade de Atenas
HERMES - divindade que representava o comércio e as comunicações.
HEFESTOS - divindade do fogo edo trabalho.

2.2 OS TITANS E AS TITANIDES

Na mitologia grega, os Titãs – masculino – e Titânides – feminino - (em grego Τιτάν, plural Τιτᾶνες) estão entre a série de deuses que enfrentaram Zeus e osdeuses olímpicos na sua ascensão ao poder. Outros oponentes foram os Gigantes, Tifão e Ofion.
Dos vários poemas gregos da idade clássica sobre a guerra entre os deuses e os Titãs, apenas um...
tracking img